1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Smartwatch em utilizador

A Meta, mais conhecida pelos seus óculos inteligentes em parceria com a Ray-Ban e pelos headsets de realidade virtual Quest, parece estar pronta para revisitar uma ideia que tinha abandonado: um smartwatch. No entanto, o seu objetivo poderá não ser competir diretamente com os dispositivos focados em saúde e notificações que já conhecemos.

O regresso de um projeto abandonado

Segundo uma nova publicação do DigiTimes, partilhada pelo utilizador @Jukalosreve, a Meta terá reativado o projeto de smartwatch que tinha sido cancelado em 2022. Ao contrário da maioria dos smartwatches de marcas como a Samsung ou a Google, este wearable da Meta foi alegadamente concebido para ser um complemento tanto para os seus óculos inteligentes como para os headsets Quest.

Uma visão focada em câmaras e realidade aumentada

O foco principal do dispositivo seria a capacidade de analisar o mundo ao redor através de câmaras integradas, em vez de se concentrar no rastreio de saúde ou na receção de notificações. Esta abordagem é muito semelhante ao que a empresa, na altura ainda conhecida como Facebook, estava a planear em 2021.

Naquela altura, as fugas de informação sugeriam que a Meta planeava lançar um smartwatch com duas câmaras para se diferenciar no mercado. As informações apontavam para um sensor principal de 12 MP na parte inferior do dispositivo (o que exigiria que o utilizador o retirasse do pulso para fotografar) e uma câmara "frontal" de 5 MP no mostrador, destinada a videochamadas a partir do pulso.

IA e o metaverso: o futuro no pulso?

Embora se pudesse esperar que a Meta tivesse reconsiderado a sua ideia inicial, parece que o projeto revivido não é muito diferente do seu antecessor. O desenvolvimento foi retomado no início de 2024 e, segundo o DigiTimes, a aposta é "melhorar a experiência do metaverso" através de, pelo menos, uma câmara integrada.

Presumivelmente, o foco atual da empresa na Inteligência Artificial e nos seus modelos de linguagem de grande escala (LLMs) também terá um papel fundamental neste dispositivo, especialmente considerando que a empresa já tinha planeado lançar "meia dúzia" de wearables com IA este ano.

Lançamento à vista na Meta Connect?

A boa notícia é que talvez não tenhamos de esperar muito para saber mais. Independentemente do aspeto final do smartwatch da Meta, o relatório sugere que poderemos ter um vislumbre deste projeto revivido durante a Meta Connect, a conferência anual de developers da empresa, que está agendada para arrancar a 17 de setembro.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech