
Milhares de utilizadores de televisores Samsung em todo o mundo enfrentaram uma falha generalizada no dia 31 de julho, que impediu o acesso a aplicações populares como Netflix, YouTube e outras plataformas de streaming. O problema, que atingiu o seu pico entre as 23:30 de quarta-feira e as 04:30 da madrugada de quinta-feira (hora de Portugal continental), levou a uma avalanche de queixas online, embora a Samsung ainda não se tenha pronunciado oficialmente sobre o incidente.
Utilizadores pensaram que os televisores estavam avariados
O apagão apanhou muitos de surpresa, com utilizadores nos Estados Unidos, Índia e várias outras regiões a verem-se impossibilitados de carregar os seus serviços de streaming. A frustração rapidamente se espalhou por plataformas como o DownDetector, que no pico do problema registou mais de 2.500 queixas.
A confusão inicial levou muitos a acreditar que o problema residia nos seus próprios aparelhos. Comentários em fóruns como o Reddit e publicações no Twitter (X) revelam que alguns utilizadores chegaram a realizar reposições de fábrica completas nos seus televisores, um passo drástico que apaga todas as definições, sem saberem que a falha era externa e originada nos servidores da Samsung.
Causa provável aponta para a infraestrutura da Samsung
Os dados do DownDetector indicam que 79% das queixas estavam relacionadas com as aplicações, seguidas por dificuldades de início de sessão e problemas de acesso a sites. Curiosamente, uma discussão no Reddit sugeria que a Netflix continuava a funcionar para alguns, possivelmente por operar em servidores independentes da infraestrutura principal da Samsung que terá falhado.
Tudo aponta para uma falha na infraestrutura de backend ou na plataforma de cloud partilhada que serve as Smart TVs da marca. Embora a situação tenha vindo a ser gradualmente resolvida em várias regiões, com relatos de recuperação na Índia e em partes dos EUA, muitos utilizadores continuam a reportar problemas residuais. Dificuldades em fazer login nas apps, erros de configuração de DNS e até o desaparecimento de aplicações instaladas são algumas das queixas que persistem.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!