
A Google continua a expandir as capacidades da sua inteligência artificial por todo o ecossistema Workspace, e a mais recente ferramenta a receber um impulso de produtividade é o Google Forms. Para quem alguma vez sentiu um bloqueio criativo ao elaborar um inquérito ou formulário, a nova funcionalidade promete ser uma ajuda valiosa.
A gigante tecnológica está a implementar uma nova capacidade no Gemini que sugere perguntas relevantes de forma automática, ajudando a construir formulários de maneira mais rápida e eficiente.
Como funciona esta nova ajuda inteligente?
Ao criar um novo formulário, e desde que este já contenha pelo menos duas perguntas, os utilizadores verão um novo botão com a indicação "Sugerir perguntas". Ao clicar, o Gemini analisa o conteúdo já existente no formulário e gera até quatro novas sugestões de perguntas, incluindo o tipo de questão e as respetivas opções de resposta.
O processo é simples: basta selecionar as sugestões que considerar úteis, marcando a caixa no canto superior direito de cada uma, e adicioná-las diretamente ao seu formulário. Numa publicação no seu blogue oficial, a Google afirma que o objetivo é fornecer "novas ideias para perguntas sem que o utilizador tenha de escrever um único pedido".

Limitações a ter em conta
Apesar de ser uma ferramenta promissora, a funcionalidade de sugestão de perguntas tem, para já, algumas limitações. Atualmente, não é capaz de gerar questões em formulários que estejam divididos em várias secções. Da mesma forma, ao criar questionários (quizzes), o Gemini não consegue aplicar configurações específicas de pontuação ou avaliação às perguntas que sugere.
É também importante notar que, embora o Google Forms esteja disponível em vários idiomas, a maioria das funcionalidades de IA, incluindo esta, está de momento limitada ao inglês.
Disponibilidade e quem pode aceder
A nova funcionalidade começou a ser implementada e deverá chegar a todos os utilizadores elegíveis ao longo das próximas semanas. O acesso estará disponível para os subscritores de vários planos do Workspace, incluindo Business Standard/Plus, Enterprise Standard/Plus, e para utilizadores com os add-ons Google AI Pro e Ultra.
Para que a ferramenta funcione, os utilizadores precisam de ter as funcionalidades inteligentes e de personalização ativadas nas suas contas. Esta novidade junta-se a outras capacidades do Gemini já presentes no Forms, como a criação de formulários a partir de um simples pedido e a geração de resumos das respostas obtidas.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!