1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Intel logo

A tensão entre os EUA e a China no setor tecnológico conheceu um novo e dramático capítulo. O ex-presidente Donald Trump utilizou a sua plataforma Truth Social para exigir a demissão imediata do CEO da Intel, Lip-Bu Tan, acusando-o de ter sérios conflitos de interesse.

As acusações de Trump

Numa publicação direta e sem apresentar provas concretas, Trump afirmou que a situação do CEO da Intel é insustentável. "O CEO da INTEL está em grande CONFLITO e tem de se demitir, imediatamente. Não existe outra solução para este problema. Obrigado pela vossa atenção", escreveu o ex-presidente.

mensagem de donald trump na sua rede social contra o CEO da Intel

Esta tomada de posição surge na sequência de uma carta enviada pelo senador republicano Tom Cotton ao conselho de administração da Intel. Na carta, o senador questionava as alegadas ligações de Lip-Bu Tan à China e os seus investimentos no país. Foram também levantadas preocupações sobre o seu período na liderança da Cadence Design Systems, empresa que teve uma universidade militar chinesa como cliente.

Intel no centro da tempestade

Lip-Bu Tan assumiu a liderança da Intel em março e tem vindo a implementar uma reestruturação profunda para aumentar a eficiência da empresa. O gigante dos processadores tem perdido terreno para rivais como a Nvidia e a AMD, especialmente na crucial corrida pelos chips de Inteligência Artificial.

Desde a sua chegada, o novo CEO já promoveu o despedimento de milhares de funcionários, cancelou planos para a construção de novas fábricas e está a tentar vender subsidiárias que não fazem parte do negócio principal da empresa, numa tentativa de recentrar a Intel na sua vocação de engenharia.

Curiosamente, a Intel é uma das principais beneficiárias do CHIPS Act, uma iniciativa da administração Biden que prometeu quase 8 mil milhões de dólares à empresa para a criação de projetos de fabrico e embalagem de semicondutores em estados como Arizona, Novo México, Ohio e Oregon.

Até ao momento, a Intel não emitiu qualquer comentário oficial sobre as declarações de Donald Trump.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech