Linus Torvalds, o criador e principal responsável pelo kernel do Linux, é famoso tanto pela sua genialidade técnica como pela sua comunicação implacavelmente direta. Recentemente, um engenheiro de software da Meta sentiu o peso das suas palavras, ao ver a sua contribuição para o projeto ser publicamente classificada como "lixo".
O episódio envolveu um conjunto de patches para sistemas RISC-V, submetidos por Palmer Dabbelt, um experiente programador com passagens pela Google e que atualmente trabalha na Meta. O código destinava-se à implementação no kernel 6.17, mas foi veementemente rejeitado por Torvalds.
A crítica demolidora de Torvalds
A principal razão para a rejeição não foi apenas a qualidade do código, mas também o facto de ter sido enviado tardiamente, perto do fim do período de integração de novas funcionalidades. Na lista de discussão do kernel do Linux, Torvalds não poupou nas palavras para expressar o seu descontentamento.
"Não. Isto é lixo e chegou tarde demais", começou Torvalds. "Pedi os 'pull requests' com antecedência porque estou a viajar, e se não consegues seguir essa regra, pelo menos entrega bons 'pull requests'."
A crítica subiu de tom, visando diretamente a qualidade técnica da contribuição. "Isto adiciona vários tipos de lixo que não são específicos para RISC-V aos ficheiros de cabeçalho genéricos. E por 'lixo', quero mesmo dizer isso. Isto é algo que ninguém me devia enviar, muito menos no final de um período de integração. Isto torna ativamente o mundo um lugar pior para se viver", concluiu.
O pedido de desculpas do engenheiro
Confrontado com a crítica severa, Palmer Dabbelt respondeu na mesma lista de discussão, assumindo a responsabilidade e pedindo desculpas pela situação.
"Ok, peço desculpa. Tenho andado a falhar ultimamente e isto acumulou-se porque peguei em muito trabalho atrasado, mas isso só me fez cometer erros. Vou parar de me atrasar e espero que isso ajude com os problemas de qualidade", escreveu o engenheiro da Meta.
Um feitio que já é uma lenda
Esta não é a primeira vez que a abordagem direta de Linus Torvalds gera ondas de choque na comunidade de programação. A sua aversão a código de baixa qualidade e a desorganização nos processos de contribuição é bem conhecida. Num episódio anterior, Torvalds interveio numa discussão acesa sobre a utilização da linguagem Rust no kernel, o que levou ao afastamento de Hector Martin, líder do projeto Asahi Linux, que se sentiu visado pelo tom da intervenção.
Apesar da dureza, a postura de Torvalds é frequentemente vista por muitos como uma das razões para o elevado padrão de qualidade e a robustez do software que serve de base a milhões de sistemas em todo o mundo.

Nenhum comentário
Seja o primeiro!