
A administração Trump está a avançar com a criação de um "National Design Studio", uma nova entidade focada em melhorar a qualidade e eficiência dos websites e serviços digitais das agências federais. A decisão foi formalizada através de uma ordem executiva assinada pelo presidente.
Segundo informações avançadas pela Reuters, o escolhido para liderar esta nova organização é Joe Gebbia, cofundador da Airbnb, que assumirá o cargo de Chief Design Officer.
O que vai fazer o novo "National Design Studio"?
O principal objetivo deste estúdio será modernizar a presença digital do governo federal norte-americano. A missão passa por atualizar a "usabilidade e estética" dos serviços digitais, padronizar o design dos vários websites governamentais e aconselhar as agências sobre como reduzir custos, evitando a duplicação de designs e esforços. A ideia é tornar a interação dos cidadãos com o governo mais simples e eficiente.
Uma versão mais modesta do DOGE de Elon Musk
Fontes da agência de notícias descrevem o novo estúdio como uma versão mais simplificada e focada do anterior Departamento de Eficiência Governamental (DOGE). Este departamento, que chegou a ser liderado por Elon Musk, tinha como ambição cortar despesas desnecessárias no governo e modernizar os seus sistemas de tecnologia da informação.
O DOGE foi responsável por despedimentos em massa de centenas de milhares de funcionários federais e até pelo desmantelamento de agências inteiras. Contudo, a sua atividade abrandou consideravelmente após a saída de Musk do cargo e do seu papel como conselheiro de Trump.
Liderança e futuro
Com Joe Gebbia como Chief Design Officer, o "National Design Studio" terá um prazo de vida definido. De acordo com a ordem executiva, a organização será extinta dentro de três anos, antes do final do mandato de Trump. A gestão diária do estúdio ficará a cargo de um administrador que reportará diretamente à Chefe de Gabinete da Casa Branca, Susie Wiles.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!