
A Microsoft confirmou estar a lidar com dois incidentes distintos que estão a afetar utilizadores dos seus serviços, nomeadamente problemas de acesso ao email no Outlook para dispositivos móveis e falhas durante reuniões no Microsoft Teams. A empresa já implementou uma correção para a situação do Exchange Online, enquanto o problema do Teams continua sob investigação.
O email do Outlook ficou "preso" por 12 horas
Utilizadores do Outlook em dispositivos móveis que recorrem à Autenticação Híbrida Moderna (HMA) – um sistema que permite aceder a caixas de correio locais usando tokens de autorização da cloud – enfrentaram sérias dificuldades desde o dia 17 de agosto. Conforme detalhado pela empresa no Centro de Administração do Microsoft 365, sob o código EX1137017, uma alteração recente no serviço, destinada a otimizar a sincronização, acabou por ter um efeito indesejado.
O problema fazia com que, perante uma falha temporária comum, o processo de sincronização de emails entrasse num estado de "quarentena". Consequentemente, a atualização das caixas de correio era adiada por um longo intervalo de 12 horas, impedindo os utilizadores de enviar ou receber emails e de aceder aos seus calendários.
Após uma tentativa inicial de reduzir o atraso para uma hora não ter sido bem-sucedida, os engenheiros da Microsoft implementaram uma correção definitiva que impede que os processos de sincronização entrem neste estado de quarentena, resolvendo assim os atrasos.
Ecrãs em branco e "congelações" no Microsoft Teams
Paralelamente, a Microsoft está a investigar outro incidente, registado como TM1134507, que afeta os utilizadores da aplicação do Teams para computador. Os relatos indicam que, durante chamadas e reuniões, alguns utilizadores deparam-se com ecrãs em branco ou com a aplicação a "congelar" por completo.
A empresa suspeita que a origem do problema possa estar relacionada com dispositivos que utilizam versões específicas dos drivers da Intel, nomeadamente a 32.0.101.69xx. Embora a investigação ainda decorra, a Microsoft aconselha os utilizadores afetados a recorrerem à versão web do Microsoft Teams como uma solução temporária, até que uma correção definitiva seja disponibilizada.










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