
Se gere uma frota de computadores numa empresa e tem notado que equipamentos com versões mais antigas do Windows 11 ficam bloqueados no ecrã de configuração inicial, não está sozinho. A Microsoft confirmou a existência de um problema relacionado com a gestão de dispositivos móveis (MDM) e detalhou a sua invulgar solução.
O problema afeta principalmente administradores de TI que tentam registar dispositivos mais antigos num fornecedor de MDM, um cenário comum em ambientes empresariais. A falha pode resultar em erros de registo ou, no pior dos casos, impedir que o processo de configuração inicial (conhecido como OOBE) seja concluído.
Uma falha ligada às atualizações OOBE
O problema reside nas atualizações "out-of-box experience" (OOBE), especificamente as identificadas como KB5065848 e KB5065813, lançadas no mês passado. Estas atualizações são cruciais para o processo de configuração inicial de um computador.
Quando a instalação destas atualizações falha num dispositivo mais antigo, as políticas de configuração (CSP) necessárias para a experiência de restauro do sistema não são aplicadas corretamente. O resultado é um desfasamento que pode levar a falhas no registo do equipamento na rede da empresa ou deixar o utilizador "preso" no ecrã de configuração, sem conseguir avançar.
A solução engenhosa (e algo estranha) da Microsoft
Para contornar este impasse, a Microsoft implementou uma solução que, à primeira vista, pode parecer um erro. A empresa está a aumentar intencionalmente o número da versão da aplicação no pedido de registo MDM em uma unidade.
Por exemplo, um dispositivo com a versão de compilação 26100.4770, após a atualização OOBE ser instalada, passará a reportar a versão 26100.4771. Este pequeno incremento funciona como um sinal para os sistemas MDM, indicando que o equipamento, mesmo sendo mais antigo, é agora capaz de receber as políticas de restauro. Desta forma, o fornecedor de MDM sabe que pode enviar o CSP correto, evitando os erros de registo.
Esta situação afeta principalmente administradores de TI que gerem dispositivos com versões mais antigas do Windows 11. A empresa detalha toda a situação e a solução temporária no seu artigo de suporte oficial (KB5065083), onde os administradores de sistema podem encontrar mais informações técnicas.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!