
A espera terminou. Depois da apresentação na WWDC 2025 e de vários meses em fase de testes, a Apple lançou oficialmente a versão final do iOS 26 para todos os utilizadores com um iPhone compatível. O lançamento acontece em simultâneo com as novas versões dos restantes sistemas operativos da empresa, incluindo o iPadOS 26, watchOS 26, macOS 26 Tahoe, tvOS 26 e visionOS 26.
Se tem um dos modelos de iPhone suportados, desde o recém-lançado iPhone Air ao topo de gama iPhone 17 Pro Max, já pode instalar a atualização. É sempre aconselhável fazer uma cópia de segurança do seu dispositivo antes de proceder à instalação.
O novo design Liquid Glass é a estrela da companhia
A grande novidade visual deste ano é a linguagem de design "Liquid Glass", que a Apple está a implementar em quase todos os seus sistemas operativos para criar uma experiência mais coesa. A empresa de Cupertino descreve este novo visual como "um novo material translúcido que reflete e refrata o que o rodeia, dando maior foco ao conteúdo e proporcionando um novo nível de vitalidade".
Este novo estilo aplica-se aos controlos, à navegação, aos ícones das aplicações, widgets e muito mais. Curiosamente, os rumores sobre este design surgiram no início do ano, levando a Apple a processar o conhecido 'leaker' Jon Prosser pela fuga de informação.
Uma mão cheia de novas funcionalidades
Para além da renovação estética, o iOS 26 traz uma panóplia de novas funcionalidades. A aplicação Fotografias foi redesenhada e conta agora com uma interface simplificada de dois separadores. O Safari também recebe melhorias, e passa a ser possível fazer capturas de ecrã em HDR, para além de existirem novos wallpapers de origem.
Os AirPods também ganham novas capacidades, como a Tradução em Tempo Real, que promete quebrar barreiras linguísticas, e a possibilidade de usar os auriculares como um controlo remoto sem fios para a câmara do iPhone.
Melhorias para o mundo empresarial
A Apple introduziu ainda atualizações importantes na estrutura de Gestão de Dispositivos Móveis (MDM) no iOS 26, iPadOS 26 e macOS 26. A Microsoft já veio a público destacar que a capacidade de Migração MDM melhorada torna mais fácil mover dispositivos entre diferentes soluções, como o Microsoft Intune, sem necessidade de os repor de fábrica.
Apesar de muitas das novidades serem alimentadas pela Apple Intelligence, os utilizadores continuam a aguardar pela versão totalmente renovada da Siri que a empresa prometeu no ano passado.
Para instalar o iOS 26, basta aceder a Definições > Geral > Atualização de Software no seu iPhone.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!