Boas,
Estou pensando instalar o Linux no meu pc e gostaria de saber qual o melhor linux e se com ele dá pra jogar jogos como o FM?
Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.
Estou pensando instalar o Linux no meu pc antigo - Ter 16 Set 2025 - 16:03Boas,
Estou pensando instalar o Linux no meu pc e gostaria de saber qual o melhor linux e se com ele dá pra jogar jogos como o FM?
Re: Estou pensando instalar o Linux no meu pc antigo - Ter 16 Set 2025 - 16:07Boas,
Não existe um "melhor Linux". Existem várias distribuições e tens de encontrar uma que seja o teu tipo.
Para começar podes dar uma vista de olhos ao Ubuntu ou Linux Mint, tendem a ser as mais usadas.
Agora, da parte dos jogos, depende. O Linux não é como o Windows, onde chegas e instalas qualquer jogo que queiras. Tens de ter compatibilidade do jogo ou alguma forma de o emular.
A Steam tem feito um bom trabalho com o proton para permitir que alguns jogos possam ser executados, mas ainda é longe de ser algo perfeito.
Provavelmente, a menos que exista uma versão do jogo especificamente criada para Linux, vais te de andar a procurar guias de como o fazer...
Re: Estou pensando instalar o Linux no meu pc antigo - Sex 17 Out 2025 - 17:49Das várias distribuições do Linux, aquela que escolhi é o Linux mint, por parecer ser simples de usar e o design ser parecido com o Windows.
O problema é que nos requisitos do LM, recomenda ter de espaço 100GB (20GB of disk space (100GB recommended)) e o meu pc tem no máximo 300 GB livres.
O que faço? Instalo esse na mesma ou vou pra o windows 11, mas só que só esse recomenda ter 64GB de espaço livre, o que é bastante
Re: Estou pensando instalar o Linux no meu pc antigo - Sex 17 Out 2025 - 19:39
Re: Estou pensando instalar o Linux no meu pc antigo - Sex 24 Out 2025 - 15:09Tenho 300 GB de disco mas 90% dele está ocupado com jogos, videos, etc e quando for formatar o pc e ainda não sei qual o sistema (linux mint, ubuntu ou windows11), queria que sobrasse espaço o suficiente pra tudo o que lá tenho.
Claro há sempre hipótese de continuar com o windows 10. Há algum problema se o fizer?
Re: Estou pensando instalar o Linux no meu pc antigo - Sex 24 Out 2025 - 15:24Se o sistema vai ser formatado, tudo o que está no disco vai ser eliminado. Portanto esses conteúdos vão ser colocados noutro local enquanto está a realizar a formatação? E depois enviados de volta para o sistema, é isso?
O valor final que o sistema usa é muito relativo. No minimo será os 4 GB, mas nunca é apenas esse valor, dai que os 20 GB são recomendados. Agora, no final, pode usar mais ou menos, mas é os 20 GB que deve ter em conta.
Re: Estou pensando instalar o Linux no meu pc antigo - Sex 24 Out 2025 - 16:06Sim, é isso.
Então mesmo que diga que é recomendado ter 100GB de espaço livre, eu só preciso de 20GB pra instalar o linux mint?
Re: Estou pensando instalar o Linux no meu pc antigo - Sex 24 Out 2025 - 16:10Fiz confusão nos valores com os da RAM na resposta anterior. 
Mas basicamente o que está a dizer nos requisitos é: para instalares o Mint precisas de 20 GB pelo menos. mas recomendamos 100 GB, porque existem sempre programas que vão ser instalados, pacotes, etc...
Agora tens de avaliar com o que está atualmente no disco.
Provavelmente desses 300 GB, uma grande parte é do sistema operativo. Eu diria que tens efetivamente 250 GB de conteúdos... E provavelmente vais ainda retirar da equação jogos, porque duvido que algum deles funcione no Linux Mint - ou tens de o instalar pelo Proton da Steam depois.
Portanto, aqui é mais uma questão de se avaliar exatamente o que tens ocupado de conteúdos.
Re: Estou pensando instalar o Linux no meu pc antigo - Ter 2 Dez 2025 - 13:25Estive lendo o artigo que você publicou (https://tugatech.com.pt/t74831-farto-dos-problemas-do-windows-o-guia-definitivo-para-migrar-para-linux-com-seguranca) e agora fiquei indeciso entre o Zorin OS e o Linux mint.
Qual o melhor entre os dois?
Em relação ao dual boot que você fala no artigo, já estive vendo videos no youutube sobre isso e cada um deles faz de maneira diferente. Poderia-me dizer como se faz? Porque eu assim não precisava de me preocupar com os jogos.
Re: Estou pensando instalar o Linux no meu pc antigo - Ter 2 Dez 2025 - 13:29Existem centenas de distros diferentes. Zorin e Mint são apenas dois dos que existem, dentro também dos mais usados.
Não existe um "perfeito", já que cada distro vai ser focado para utilizadores diferentes, portanto não existe nada como testar.
Zorin é mais visualmente apelativo, e mais simples de usar para quem pretenda um ambiente minimalista e esteja habituado ao Windows. O Mint é mais estável e menos intensivo em recursos, mas conta também com um ambiente simples e familiar. Portanto, testar é a solução 
Sobre o Dual-boot, se o sistema tiver o Windows atualmente instalado, o proprio sistema de instalação do Linux deve reconhecer isso e sugerir os passos a seguir. A forma de o realizar varia também dependendo do distro, portanto o melhor é seguir o que o sistema reconhece.
Re: Estou pensando instalar o Linux no meu pc antigo - Ter 2 Dez 2025 - 14:28
Re: Estou pensando instalar o Linux no meu pc antigo - Sex 5 Dez 2025 - 14:00Estou pensando ir com dual boot, só não sei qual dos distros(linux mint ou zorin OS), mas imaginamos, por exemplo, que eu escolho o mint juntamente com o windows 10, mas depois me arrependo.
Como faço pra desfazer o dual boot?
Re: Estou pensando instalar o Linux no meu pc antigo - Sex 5 Dez 2025 - 14:52Boas,
O método mais simples, se for trocar apenas o Linux, basta instalar o novo sistema e ele deve reconhecer e alterar o boot.
Se for para deixar de usar o Linux por completo, a opção mais simples é reinstalar o Windows - não precisa de ser de raiz, basta uma reinstalação in-place.
Mas antes de qualquer coisa, eu recomendava era treinares com alguma VM ou similar, ou num sistema de teste. Estamos a falar de alterações mais avançadas, e se não possuis conhecimento do que fazer... pode ser complicado.
Cumps
TugaTech » Software » Dúvidas e Ajuda de Software » Estou pensando instalar o Linux no meu pc antigo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos