Depois do sucesso da aplicação de edição de vídeo Sora da OpenAI, que destronou o Gemini do topo da App Store nos EUA, a Google parece estar a preparar uma contraofensiva. A gigante tecnológica está a experimentar uma nova interface para a sua aplicação de inteligência artificial (IA), abandonando o tradicional formato de chatbot por uma experiência muito mais visual e interativa.
A novidade foi descoberta pelo site Android Authority, que, através de uma análise ao código da versão mais recente da aplicação para Android, conseguiu ativar um ecrã inicial que ainda não está disponível para o público.
Um feed visual para inspirar a criatividade
Esqueça a típica janela de conversação. A nova abordagem da Google apresenta um feed de deslocamento vertical, recheado de sugestões de prompts acompanhadas por fotografias apelativas. A ideia é inspirar os utilizadores a explorar as capacidades do Gemini de formas mais criativas.
Em vez de um ecrã em branco, o utilizador é recebido com ideias como “teletransporta-me para o espaço”, “dá-me um visual vintage ou grunge” ou “transforma o meu desenho num livro de histórias”. Outras sugestões, com fundos coloridos, incentivam a experimentar diferentes casos de uso, como “fazer um brainstorming em voz alta com o Live” ou “envia-me um resumo diário de notícias”.

Esta mudança não só tornaria a aplicação Gemini mais apelativa visualmente, como também serviria de guia para que os utilizadores descubram todo o potencial da IA. Contactado pela publicação, um porta-voz da Google afirmou que “ainda não há nenhum anúncio a ser feito”.
A resposta da Google ao sucesso da OpenAI
Esta potencial remodelação surge num momento de forte competição no mercado da inteligência artificial. Se for implementada, esta interface mais rica e envolvente poderá posicionar o Gemini como um forte concorrente não só ao ChatGPT, que mantém um design minimalista, mas também ao fenómeno Sora.
A OpenAI tem dominado as conversas sobre IA, mas a Google não quer ficar para trás. A popularidade do seu novo modelo de imagem, o Nano Banana, já tinha impulsionado a aplicação Gemini para o topo das tabelas de downloads em setembro, demonstrando o apetite do público por ferramentas de criação visual. Com esta nova aposta, a Google parece determinada a lutar pela liderança, tornando a sua IA não só mais poderosa, mas também mais inspiradora.

Nenhum comentário
Seja o primeiro!