
Durante os últimos anos, a Microsoft tem dependido fortemente dos modelos de Inteligência Artificial da OpenAI para potenciar os seus produtos e serviços. Com exceção da família de modelos mais pequenos, a Phi, a gigante tecnológica não tinha desenvolvido grandes modelos próprios. No entanto, em agosto, a empresa surpreendeu o mercado ao anunciar os seus dois primeiros modelos de IA internos: o MAI-Voice-1 e o MAI-1-preview.
Agora, a Microsoft apresenta o seu terceiro modelo de IA desenvolvido em casa, o MAI-Image-1. Trata-se de um modelo de geração de imagem que chega para competir diretamente com o gpt-image-1 da OpenAI e os modelos Gemini/Imagen da Google.
Criado a pensar nos criadores
A Microsoft afirmou que treinou o novo modelo MAI-Image-1 com o objetivo de entregar valor genuíno aos criadores de conteúdo. A equipa focou-se especificamente em evitar que o modelo produzisse resultados repetitivos ou excessivamente estilizados. Para tal, priorizou uma seleção de dados rigorosa e uma avaliação detalhada e focada em tarefas específicas. A empresa alega ainda que o MAI-Image-1 tem um desempenho superior na geração de imagens fotorrealistas e paisagens.
Outro ponto destacado pela tecnológica é a velocidade. Este novo modelo é significativamente mais rápido em comparação com outros grandes modelos no mercado. A empresa acredita que os utilizadores conseguirão gerar as imagens que desejam mais depressa e iterar sobre elas de forma mais célere.
A estreia no campo de batalha da IA
Na LMArena's Image Arena, uma plataforma aberta para benchmarking de IA impulsionada pela comunidade, o MAI-Image-1 da Microsoft estreou-se na nona posição. Embora possa não parecer um feito notável à primeira vista, representa uma conquista sólida para um modelo de primeira geração desenvolvido inteiramente dentro de portas. Atualmente, empresas como a ByteDance, OpenAI, Google e Tencent estão à frente da Microsoft na tabela de classificação.
Mustafa Suleyman, CEO da Microsoft AI, mencionou numa publicação no X (antigo Twitter) que a equipa continuará a refinar o modelo para subir na classificação, mostrando a ambição da empresa em competir de igual para igual neste mercado cada vez mais concorrido.










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