
Embora a Qualcomm já tivesse confirmado que o Snapdragon 8 Gen 5 chegaria ao mercado antes do final do ano, os pormenores técnicos sobre o novo e aguardado processador mantinham-se em segredo. Agora, o mistério parece ter chegado ao fim, graças a uma fuga de informação completa partilhada pelo conhecido leaker Digital Chat Station, que obteve os detalhes junto de fontes próximas da empresa.
O que esperar do novo processador
De acordo com as informações reveladas, o Snapdragon 8 Gen 5 será fabricado no processo N3P da TSMC, o que deverá garantir uma melhor gestão térmica e maior eficiência energética. A grande novidade reside na utilização da arquitetura de núcleos Oryon personalizada, organizada numa configuração inédita de oito núcleos:
2 núcleos Prime de alto desempenho com uma frequência de 3,8 GHz
6 núcleos de performance com uma frequência de 3,32 GHz
Para o desempenho gráfico, o chipset contará com a GPU Adreno 840. Esta unidade é baseada na mesma que equipa o Snapdragon 8 Elite, mas funcionará com uma frequência ligeiramente reduzida de 1,2 GHz. Na prática, espera-se que o Snapdragon 8 Gen 5 ofereça uma performance de CPU comparável à do Snapdragon 8 Elite, mas com um desempenho gráfico um pouco inferior.
Primeiros testes de desempenho impressionam
A nova plataforma já passou pelos primeiros testes de benchmark, e os resultados são promissores, mostrando o poder que irá equipar a próxima geração de smartphones de topo.
AnTuTu: 3,3 milhões de pontos
Geekbench 6: 3.000 pontos em single-core e 10.000 pontos em multi-core
Aztec 1440p: Cerca de 100 frames por segundo
A previsão é que o Snapdragon 8 Gen 5 comece a chegar ao mercado entre novembro e dezembro, sendo o coração de futuros equipamentos como o Honor GT 2, o OnePlus Ace 6 Turbo e o vivo S50 Pro Mini.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!