
O sucesso estrondoso de Super Mario Bros.: O Filme no ano passado parece ter sido apenas o aquecedor. A Nintendo planeia lançar filmes baseados nas suas populares franquias de forma regular, estabelecendo uma nova estrutura para garantir um fluxo constante de produções cinematográficas.
A confirmação veio diretamente do presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, durante a apresentação dos resultados financeiros do segundo trimestre da empresa.
O método Nintendo: envolvimento total
Furukawa fez questão de sublinhar que a Nintendo não está simplesmente a licenciar as suas propriedades intelectuais (PI) e a deixar os estúdios tratar do resto. Pelo contrário, a empresa está "profundamente envolvida" em todo o processo, desde o planeamento e desenvolvimento até à produção final.
Esta abordagem fica clara nos projetos já anunciados. Tanto no filme de Mario de 2023 como no próximo Super Mario Galaxy O Filme, Shigeru Miyamoto atuou como coprodutor juntamente com Chris Meledandri, da Illumination.
Para o muito aguardado filme live-action de The Legend of Zelda, Miyamoto está novamente a coproduzir, desta vez ao lado de Avi Arad, da Arad Productions Inc., estando envolvido de perto desde as fases iniciais.
Uma estrutura interna a pensar no grande ecrã
Para suportar esta nova ambição cinematográfica, a Nintendo tem vindo a reforçar a sua estrutura interna. Em 2022, a empresa criou a Nintendo Pictures, um estúdio de animação que foi responsável pela recente curta-metragem animada de Pikmin: Close to You.
Este ano, foi também lançada a Nintendo Stars, uma nova subsidiária focada em explorar "novas maneiras de aproveitar nossos personagens por meio de diversas iniciativas de licenciamento e uso secundário", conforme detalhado pelo IGN.
O calendário para os próximos anos
Durante a apresentação, Furukawa exibiu um slide intitulado “Construindo uma Estrutura para um Ritmo de Lançamento Consistente”. Este roteiro confirmou o alinhamento de filmes da Nintendo:
Super Mario Bros.: O Filme (2023)
Super Mario Galaxy O Filme (2026)
The Legend of Zelda (Live-action) (2027)
Significativamente, o slide terminava com dois pontos de interrogação e reticências, indicando que mais dois filmes já estão em desenvolvimento ativo, embora ainda não tenham sido anunciados.
O executivo explicou que a Nintendo continua a preparar-se para o "lançamento contínuo de filmes no futuro". Isto sugere que o intervalo de três anos entre o primeiro filme de Mario e a sua sequela Galaxy poderá ser o ritmo que a empresa pretende adotar para as suas grandes produções.
Super Mario Galaxy O Filme foi anunciado numa Nintendo Direct em setembro e tem estreia marcada para abril de 2026. Espera-se que o primeiro trailer seja exibido nas sessões de Wicked: Parte 2.
Já o filme live-action de The Legend of Zelda está agendado para 7 de maio de 2027 e será realizado por Wes Ball, conhecido pela franquia Maze Runner e pela recente trilogia de Planeta dos Macacos.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!