
A Take-Two, editora de GTA, deitou um balde de água fria nos fãs. Grand Theft Auto 6 foi novamente adiado, desta vez por mais seis meses. A nova data de lançamento está agora marcada para 19 de novembro de 2026.
Esta é a segunda vez que o muito aguardado jogo da Rockstar falha o calendário. Originalmente, estava previsto para o final de 2025, foi depois adiado para maio de 2026 e, agora, desliza para o final desse mesmo ano.
A "necessidade de polimento" segundo o CEO
Numa entrevista ao The Game Business, Strauss Zelnick, CEO da Take-Two, justificou a decisão. "Quando definimos uma data, acreditamos mesmo nela... Se um jogo requer mais polimento para ser a melhor versão possível de si mesmo, então daremos mais tempo a esse jogo. E foi exatamente isso que aconteceu."
Zelnick afirma que a equipa se sente "muito bem" com esta nova data, destacando que ainda se encontra no mesmo ano fiscal e numa "ótima janela de lançamento". O CEO acrescentou ainda que as datas são definidas com tanta antecedência para dar "tanta certeza quanto possível aos consumidores" e permitir o arranque das "atividades de marketing" com o tempo necessário.
Nem tudo são más notícias: NBA 2K26 e GTA Online salvam as contas
Apesar do adiamento de GTA 6, a Take-Two apresentou resultados financeiros sólidos no segundo trimestre, com reservas líquidas de 1,96 mil milhões de dólares (um crescimento de 33% homólogo). A empresa aumentou mesmo as suas previsões anuais para um valor entre 6,4 e 6,5 mil milhões de dólares.
Este sucesso é impulsionado pelo negócio mobile e pelo forte desempenho de NBA 2K26, que já vendeu mais de cinco milhões de unidades – um crescimento de "dois dígitos" face ao NBA 2K25. Zelnick vê ainda "oportunidades maravilhosas" para o crescimento internacional da franquia de basquetebol.
Enquanto GTA 6 não chega, GTA Online continua a apresentar "resultados fantásticos", com o serviço de subscrição GTA+ a crescer 20% ano após ano. GTA 5 já ultrapassou a marca impressionante de 220 milhões de unidades vendidas.
Além disso, Mafia: The Old Country superou as expectativas internas, provando, segundo Zelnick, que há mercado para "grandes experiências narrativas... a um preço justo".
O ponto fraco: o lançamento "softer" de Borderlands 4
No entanto, nem tudo correu bem. O lançamento de Borderlands 4 em setembro foi considerado "mais suave" (softer) do que o esperado. Zelnick atribui a culpa aos "desafios técnicos com o lançamento na Steam" (PC). "A [developer] Gearbox tem estado a endereçar esses desafios e continuará a fazê-lo", garantiu, afirmando que, com o tempo, o jogo "terá um ótimo desempenho" graças à sua aclamação crítica.
Take-Two torna-se o "último" gigante público dos EUA
Com a Electronic Arts (EA) a preparar-se para sair da bolsa no próximo ano, após uma aquisição planeada de 55 mil milhões de dólares por um grupo de investimento, a Take-Two tornar-se-á a última grande editora de jogos pública dos EUA (no sentido tradicional).
Questionado sobre este impacto, Zelnick foi cauteloso: "É difícil saber. Não ter um grande concorrente direto que também é uma empresa pública pode dar-nos um pouco de espaço... Por outro lado, nunca tomamos nada como garantido. A arrogância é o inimigo do sucesso contínuo. Estamos sempre a olhar por cima do ombro. Estamos sempre assustados."










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