
A Google não está a dormir na guerra da inteligência artificial e prepara-se para lançar dois novos modelos de peso. A empresa planeia disponibilizar o Gemini 3, otimizado para programação e uso geral, e o Nano Banana 2, um modelo focado na geração de imagens realistas.
O cérebro: Gemini 3
As primeiras pistas sobre o Gemini 3 surgiram na Vertex AI, a plataforma cloud da Google para utilização e construção de aplicações de IA. Conforme foi avançado na plataforma X (antigo Twitter), foi detetado um modelo com o nome "gemini-3-pro-preview-11-2025", o que reforça relatórios anteriores que apontam para um lançamento em novembro de 2025.
Embora alguns rumores na própria rede social afirmem que já existem utilizadores com acesso ao Gemini 3, a fonte original considera isso improvável. A Google habitualmente testa os seus modelos de IA secretamente e os parceiros comerciais que poderiam ter acesso estariam sob acordos de confidencialidade (NDA) que os impediriam de partilhar resultados publicamente.
As fugas de informação iniciais sugerem que o Gemini 3 começará a ser disponibilizado em novembro com um limite de contexto de 1 milhão de tokens.
O modelo mais recente da Google é o Gemini 2.5 Pro, com cerca de oito meses, mas que continua a ser um dos melhores do mercado. No entanto, a concorrência aperta. Em benchmarks como o SWE-Bench Verified, o padrão da indústria para avaliação de código, o Gemini 2.5 Pro atinge 63.8% (com uma configuração de agente personalizada), enquanto o Claude Sonnet 4.5 da Anthropic já alcança 77%.
O artista: Nano Banana 2
Além do Gemini 3, a Google está a testar o Nano Banana 2, com o nome de código "GEMPIX2". Este novo modelo foi recentemente detetado no site do Gemini, como detalhado noutra publicação no X.
Esta descoberta sugere que o Nano Banana 2, que poderá ser um dos modelos mais avançados para a geração de imagens realistas por IA, poderá começar a ser lançado já em dezembro de 2025.
A Google não está sozinha nesta corrida de final de ano. A OpenAI também está a trabalhar no GPT 5.1 e em novos modelos para o Codex, o seu terminal de programação assistida por IA.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!