
Boas notícias para os criadores de conteúdo e profissionais que utilizam o ecossistema da gigante das pesquisas. A Google anunciou que está a remover a etiqueta de preço de várias funcionalidades avançadas de Inteligência Artificial na sua aplicação de criação de vídeo, o Google Vids. Estas ferramentas, que até agora eram exclusivas para utilizadores pagantes, estão a ser disponibilizadas para todas as contas Google pessoais.
Para quem não tem acompanhado o percurso da ferramenta, o Google Vids foi lançado há mais de um ano com o objetivo de facilitar a vida aos utilizadores do Google Workspace, permitindo criar rapidamente vídeos de formação, promocionais ou de negócios.
Edição profissional ao alcance de todos
Com esta atualização, o fosso entre a versão gratuita e a paga diminui significativamente. Os utilizadores com contas gratuitas passam a ter acesso a funcionalidades que prometem poupar horas de trabalho:
Locuções de IA: Já não precisa de gravar a sua própria voz; a IA pode narrar o vídeo por si.
Limpeza de áudio: Uma ferramenta de corte de transcrição que remove instantaneamente silêncios e palavras de preenchimento (como os habituais "hum" e hesitações), limpando a gravação de forma automática.
Edição de imagem: As funcionalidades de edição de imagem integradas, potenciadas por inteligência artificial, também ficam disponíveis para melhorar o aspeto visual dos clipes.
Segundo a empresa, estas ferramentas no Vids ajudam a criar vídeos para quase tudo, desde "reels de destaque das férias a cartões de aniversário criativos ou curtas promocionais".
Veo 3.1 chega para os utilizadores "Pro"
Apesar da generosidade para com as contas gratuitas, a Google guardou uma carta na manga para os subscritores pagos (utilizadores Workspace e planos Google AI Pro/Ultra). A aplicação recebeu uma atualização profunda nos bastidores com a integração do modelo de geração de vídeo mais recente, o Veo 3.1.
Esta integração permite uma nova funcionalidade de "ingredientes-para-vídeo". Na prática, isto permite gerar vídeos a partir de imagens estáticas ("ingredientes"), como logótipos de empresas, personagens ou produtos. O utilizador pode escolher até três imagens e fornecer uma instrução (prompt) para que o modelo gere o vídeo.
A Google nota que o Veo 3.1 é capaz de gerar clipes com "sujeitos, personagens e objetos consistentes", ajudando a contar uma história visual coesa e forte, algo que tem sido um dos maiores desafios na geração de vídeo por IA. Esta capacidade já está a ser disponibilizada gradualmente para os utilizadores dos níveis pagos.










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