1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows 365

Quando a Microsoft revelou o Windows 365 em 2021, a premissa era clara: oferecer uma solução de PC na nuvem para clientes empresariais humanos. Passados quatro anos, a plataforma evoluiu significativamente, mas o anúncio feito hoje no Ignite 2025 marca uma mudança de paradigma. A gigante tecnológica apresentou o Windows 365 for Agents, uma solução desenhada não para pessoas, mas para agentes de Inteligência Artificial.

PCs na nuvem para a força de trabalho virtual

O novo Windows 365 for Agents permite que agentes de IA interajam diretamente com aplicações que correm em Windows e Linux para completar tarefas em nome dos utilizadores. O conceito resolve um problema prático no mundo empresarial moderno: a necessidade de automação em ambientes que dependem de software legado ou específico.

Por exemplo, se um agente de IA necessitar de aceder a uma aplicação de gestão antiga que apenas funciona em Windows, pode agora iniciar uma sessão no Windows 365 for Agents, interagir com o ambiente completo do sistema operativo e concluir a tarefa, tal como um humano faria.

Segundo a equipa do Windows, esta solução oferece aos criadores de agentes uma plataforma de confiança com controlos de interface modular e segurança de nível empresarial. O objetivo é permitir a construção e implementação de agentes capazes de abrir aplicações, processar dados e automatizar tarefas complexas num ambiente Cloud PC isolado e seguro.

Flexibilidade para programadores

A Microsoft disponibilizou um conjunto de APIs que permite aos programadores construir e implementar estes agentes. Uma das grandes vantagens anunciadas é a flexibilidade: como os agentes podem ser executados da mesma forma localmente no Windows ou na nuvem através do Windows 365, os programadores podem escolher o ambiente de execução que melhor se adapta às suas necessidades.

Além disso, os agentes na nuvem podem tirar partido dos "agent connectors" e do novo registo Windows on-device, também anunciado hoje.

Casos de uso reais já em funcionamento

A tecnologia já está a ser posta à prova. O "Researcher Agent with Computer Use" do Microsoft 365 Copilot é a primeira solução a utilizar Cloud PCs do Windows 365 a correr um ambiente Linux, permitindo aos utilizadores automatizar a navegação em sites e ações web.

Outro exemplo prático vem da startup Manus AI, que está a utilizar Cloud PCs que não estão ligados a um domínio (non-domain-joined) para realizar tarefas de criação e edição no PowerPoint de forma autónoma. A Microsoft destacou ainda que outras startups de IA, incluindo a Fellou, Genspark, Simular e TinyFish, já estão a pilotar esta nova tecnologia.

O Windows 365 for Agents encontra-se atualmente em fase de public preview.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech