
A expansão dos fabricantes chineses de veículos elétricos no mercado europeu continua a marcar o ritmo da indústria automóvel, e a XPeng está decidida a não ficar para trás. Apesar de já ter iniciado, em agosto, a produção de veículos na Áustria através de uma parceria com a Magna — empresa especializada no fabrico para terceiros —, a marca tem ambições que vão muito além da subcontratação.
Para além da Áustria: o plano industrial
A estratégia da XPeng passa agora por estabelecer uma presença industrial autónoma e robusta no Velho Continente. Embora a atual colaboração com a Magna seja vital para satisfazer a procura imediata, Brian Gu, vice-presidente da marca, sublinhou que este é apenas o início de um plano mais vasto.
Segundo o executivo, a capacidade da Magna serve as necessidades atuais, mas a visão de futuro da empresa não se esgota nessa parceria. Gu destacou que qualquer fabricante que aspire a uma liderança à escala global não pode depender exclusivamente de exportações, apontando para a necessidade crítica de operações localizadas para construir e solidificar a marca junto dos consumidores europeus.
Fuga às tarifas e crescimento em Portugal
Esta movimentação para uma produção local não é apenas uma questão de logística, mas também uma manobra financeira estratégica. Ao fabricar os seus veículos em solo europeu, a XPeng pretende contornar as pesadas tarifas impostas pela União Europeia aos veículos elétricos importados da China. Atualmente, a empresa enfrenta uma taxa adicional de 20,7%, que se soma aos 10% já existentes, um encargo significativo para uma marca que comercializa exclusivamente modelos 100% elétricos.
A estratégia de expansão da XPeng é global, procurando mitigar os efeitos da intensa guerra de preços que se vive no mercado doméstico chinês. Além da Europa, a marca inaugurou recentemente uma fábrica na Indonésia e já exporta para o Médio Oriente e Norte de África, com a América do Sul na mira. Os resultados desta aposta são visíveis: nos primeiros nove meses do ano, a marca vendeu 313.200 unidades fora da China, triplicando os registos do período homólogo.
Em território nacional, a presença da marca também se faz sentir. A XPeng celebrou o seu primeiro aniversário em Portugal no mês de setembro e, até ao final de outubro, já tinha matriculado mais de 730 veículos. Num sinal de confiança e continuidade, o construtor atualizou muito recentemente a sua gama de ofertas para 2026.










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