
Com a Black Friday ao virar da esquina, a OpenAI decidiu atualizar as capacidades do seu chatbot para tornar a tarefa de gastar dinheiro um pouco mais simples e informada. A empresa começou hoje a disponibilizar a "shopping research" (pesquisa de compras), uma nova funcionalidade integrada no ChatGPT desenhada especificamente para facilitar a comparação de produtos e a descoberta de ofertas.
Um assistente de compras gratuito para a época festiva
A nova ferramenta está disponível para todos os utilizadores do ChatGPT, incluindo aqueles com contas gratuitas, com a OpenAI a oferecer uma utilização praticamente ilimitada durante a época festiva. Para aceder, basta ter sessão iniciada na conta OpenAI e selecionar a opção "Shopping research" no menu "+".
Além da seleção manual, o sistema é inteligente o suficiente para encaminhar automaticamente os pedidos. Se o utilizador escrever algo como "encontra o aspirador vertical sem fios mais silencioso para um apartamento pequeno", o ChatGPT reconhecerá a intenção de compra e ativará o modelo especializado que a empresa treinou para responder a questões comerciais.

A funcionalidade vai além da simples comparação de especificações. O sistema pode ajudar a localizar promoções, sugerir presentes e até encontrar produtos visualmente semelhantes. Por exemplo, é possível tirar uma fotografia a um vestido e pedir à IA que encontre algo parecido por menos de 250 euros. Durante o processo, o chatbot fará perguntas de esclarecimento para afunilar as recomendações e garantir que os resultados vão ao encontro do que o utilizador procura.
Para os utilizadores do ChatGPT Pulse, a ferramenta será ainda mais proativa, gerando cartões com guias de compra personalizados com base no histórico de conversas anteriores.
GPT-5 mini ao serviço do consumo
Esta nova experiência é alimentada por uma variante do GPT-5 mini, concebida especificamente para se destacar em tarefas relacionadas com compras. Segundo a OpenAI, este modelo foi treinado para ler sites de confiança, citar fontes credíveis e sintetizar informação de várias origens para produzir uma pesquisa de produto de alta qualidade.
Na prática, este assistente de compras deverá ser mais preciso a citar detalhes de produtos do que outros sistemas da empresa, incluindo modelos de uso geral mais potentes como o GPT-5 Thinking. No entanto, a tecnologia não é infalível. A OpenAI alerta que a ferramenta "pode cometer erros sobre detalhes do produto, como preço e disponibilidade", incentivando os utilizadores a verificar sempre os detalhes no site do comerciante.
A empresa nota ainda que a ferramenta tende a ter melhor desempenho em categorias como eletrónica, beleza e eletrodomésticos, onde existem muitos detalhes técnicos e especificações que o modelo pode comparar para gerar respostas abrangentes. Esta expansão das capacidades de compra não é uma surpresa total, dado que a empresa já permite comprar itens da Etsy diretamente através do chatbot, numa altura em que concorrentes como a Google também têm investido fortemente em funcionalidades de compras assistidas por IA.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!