1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

BYD

A gigante chinesa continua a sua marcha imparável no setor automóvel global. A Denza, a insígnia premium da BYD, oficializou a sua entrada no mercado brasileiro, marcando um passo crucial na sua estratégia de internacionalização. A apresentação decorreu durante o Salão Automóvel de São Paulo de 2025, onde a marca exibiu os seus trunfos para conquistar o segmento de luxo na América do Sul.

Esta movimentação surge num momento em que a fabricante procura diversificar a sua presença para lá dos veículos de volume, apostando em tecnologia de ponta e acabamentos superiores para competir com as marcas europeias tradicionais.

Luxo tem um preço: Z9GT e D9

A chegada ao Brasil faz-se com dois modelos de destaque: o hatchback Z9GT e o monovolume (MPV) D9. As pré-encomendas já arrancaram, com valores que refletem o posicionamento exclusivo da marca.

O preço de pré-venda para o Z9GT foi fixado nos 650.000 reais (aproximadamente 107.000 euros à taxa de câmbio atual), enquanto o imponente D9 custará 800.000 reais (cerca de 131.000 euros). Para apoiar estas vendas e oferecer uma experiência personalizada, a marca vai inaugurar o seu primeiro showroom na Avenida Europa, em São Paulo, uma localização conhecida por concentrar o comércio de automóveis de luxo.

Alexandre Baldy, vice-presidente sénior da BYD no país, afirmou que após a marca ter redefinido a perceção dos veículos de novas energias na região nos últimos dois anos, o objetivo agora é elevar a fasquia no segmento premium através da Denza.

Uma nova fase após a saída da Mercedes

A expansão internacional da Denza tem vindo a acelerar, tendo a marca entrado em vários mercados asiáticos e, mais recentemente, no mercado europeu em abril deste ano. No entanto, a estrutura da empresa sofreu alterações profundas recentemente.

Fundada em 2011 como uma joint venture 50-50 entre a gigante chinesa e a Daimler (agora Mercedes-Benz), a marca passou por uma reestruturação de capital. A fabricante alemã reduziu a sua participação para 10% em 2022 e, segundo as informações mais recentes, saiu totalmente do investimento em setembro de 2024, deixando a operação inteiramente nas mãos da parceira chinesa.

Atualmente, a linha da marca inclui vários modelos, como os SUVs N7, N8L e N9, além dos já mencionados D9 e série Z9. De acordo com os dados compilados pelo CnEVPost, a marca vendeu 10.135 unidades em outubro, com o MPV D9 a representar a maior fatia dessas vendas, confirmando-se como o modelo mais popular do catálogo.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech