1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Microsoft logo

A gigante de Redmond anunciou uma atualização significativa para os administradores de sistemas que gerem infraestruturas complexas. A partir de agora, o Microsoft Windows Server 2022 e o Windows Server 2025 suportam oficialmente a coexistência de Storage Spaces Direct (S2D) e de SAN tradicionais (Fibre Channel/iSCSI) dentro do mesmo Failover Cluster.

Esta novidade, detalhada no blog oficial da Tech Community, surge como uma resposta direta ao feedback dos clientes empresariais, que há muito pediam uma forma mais flexível de gerir os seus recursos de armazenamento sem terem de separar as tecnologias em silos distintos.

Flexibilidade para aproveitar o hardware existente

Até agora, embora o Failover Clustering suportasse ambas as tecnologias (SAN desde o velhinho Windows NT 4.0 e S2D desde o Server 2016), a sua utilização simultânea no mesmo cluster não era oficialmente suportada. Esta alteração visa facilitar a vida às empresas que pretendem modernizar a sua infraestrutura para uma plataforma Hyper-V/S2D, mas que ainda possuem investimentos avultados em redes SAN que não querem desperdiçar.

Com esta atualização, os administradores ganham uma nova liberdade na estratégia de dados. É possível utilizar o armazenamento SAN existente como origem ou destino para a migração de máquinas virtuais (VMs), utilizando a funcionalidade "Move Virtual Machine Storage" do Hyper-V para garantir que não existem interrupções no serviço.

Além disso, esta coexistência abre portas a cenários robustos de backup e recuperação, onde SANs de alta capacidade podem servir de repositório de segurança, reforçando a proteção contra ameaças como o ransomware. A empresa destaca ainda que esta arquitetura híbrida é benéfica para gerir cargas de trabalho de ML e IA, tirando partido dos pontos fortes de cada tipo de armazenamento.

Detalhes técnicos importantes para a configuração

Apesar da flexibilidade adicionada, existem regras técnicas estritas que devem ser seguidas para garantir a estabilidade do sistema. A Microsoft sublinha que os discos SAN continuam a ser excluídos do pool de armazenamento do S2D. Para o Storage Spaces Direct, o sistema deve utilizar exclusivamente Direct Attached Storage (DAS).

Outro ponto crucial prende-se com o sistema de ficheiros. Para evitar conflitos e garantir a performance, os volumes SAN devem ser formatados como NTFS antes de serem adicionados aos Cluster Shared Volumes (CSVs), enquanto os volumes S2D devem manter o formato ReFS. Esta distinção permite combinar a velocidade do S2D com a fiabilidade e capacidade instalada das soluções SAN.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech