
A Apple parece estar a atravessar um momento de turbulência interna sem precedentes. Após uma semana marcada por anúncios de saída de vários executivos de topo, surge agora a informação de que Johny Srouji, o vice-presidente sénior de tecnologias de hardware e o "cérebro" por trás do Apple Silicon, está a considerar seriamente abandonar a empresa.
Segundo avança um novo relatório da Bloomberg, Srouji informou o CEO Tim Cook de que pondera deixar a gigante de Cupertino num futuro próximo. Ao contrário de outros executivos que optaram pela reforma, Srouji, uma das figuras mais respeitadas dentro da Apple, pretende levar o seu talento para outra empresa, procurando uma mudança de carreira e não o fim da vida ativa.
O arquiteto dos chips da Apple procura novos desafios
A importância de Johny Srouji para a Apple não pode ser subestimada. Sob a sua liderança, a empresa realizou a monumental transição dos Macs para o Apple Silicon, abandonando a Intel e redefinindo a performance no mercado de computadores. Além disso, foi sob a sua tutela que a empresa lançou este ano os seus chips proprietários para modem (C1) e Wi-Fi/Bluetooth (N1), integrados em diversos produtos da marca.
Para tentar travar esta saída, a Apple terá colocado em cima da mesa pacotes salariais "substanciais" e um aumento de responsabilidades, acenando com a possibilidade de promover Srouji ao cargo de Chief Technology Officer (CTO). Esta promoção torná-lo-ia no segundo executivo mais poderoso da empresa. No entanto, o relatório indica que uma das motivações de Srouji para sair prende-se com o facto de "preferir não trabalhar sob um CEO diferente", antecipando a eventual reforma de Tim Cook.
Uma mudança histórica na estrutura da Apple
A potencial saída de Srouji surge num contexto de reestruturação massiva na liderança da empresa. Apenas nesta semana, foram confirmadas as transições de quatro outros executivos de alto perfil: o líder de design Alan Dye, a conselheira geral Kate Adams, a vice-presidente de ambiente e políticas Lisa Jackson e o chefe de IA, John Giannandrea.
Se Srouji concretizar a sua intenção, será a quinta grande "baixa" num curto espaço de tempo. E as mudanças podem não ficar por aqui: o relatório menciona ainda que Deirdre O'Brien, chefe de retalho, e Greg Joswiak, responsável pelo marketing, estarão também a preparar-se para a reforma num futuro próximo, dado o seu longo percurso de 35 a 40 anos na empresa. Tudo indica que a Apple está a preparar o terreno para uma nova era, antecipando a sucessão de Tim Cook.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!