Depois de um período de incerteza que agitou os corredores de Cupertino, parece que a "novela" sobre a liderança da divisão de chips da Apple chegou ao fim. Contrariando as informações que circulavam recentemente sobre a sua iminente saída, Johny Srouji, o chefe de hardware e silício da tecnológica, confirmou internamente que se manterá no cargo.
A notícia surge através de um memorando enviado à sua equipa, citado pela Bloomberg, onde o executivo coloca um ponto final em toda a especulação.
Fim da especulação e compromisso com a inovação
Ainda há poucos dias, os relatos indicavam que a Apple estaria em crise com a ameaça de Srouji abandonar o barco, tendo este alegadamente informado o CEO Tim Cook das suas intenções de sair para se juntar a outra empresa tecnológica. No entanto, a mensagem agora partilhada com os funcionários inverte completamente essa narrativa.
"Sei que têm lido todo o tipo de rumores e especulações sobre o meu futuro na Apple, e sinto que precisam de ouvir diretamente de mim", escreveu Srouji no memorando. O responsável máximo pelo desenvolvimento dos processadores da marca — que revolucionaram o mercado com a série M — reforçou o seu orgulho nas tecnologias desenvolvidas pela equipa, abrangendo áreas desde ecrãs, câmaras e sensores, até ao silício e baterias.
Srouji foi perentório quanto à sua permanência: "Juntos, permitimos os melhores produtos do mundo. Adoro a minha equipa, adoro o meu trabalho na Apple e não planeio sair tão cedo".
Uma onda de saídas que preocupa Cupertino
Apesar desta confirmação positiva para a gigante da maçã, o contexto que gerou os rumores não deixa de ser preocupante. A Apple tem enfrentado um verdadeiro êxodo de talento executivo e de engenharia nos últimos anos. A concorrência, nomeadamente a OpenAI e a Meta, tem recrutado ativamente engenheiros e designers da Apple, aproveitando-se de alegados atrasos no lançamento de funcionalidades críticas, como a nova Siri.
Ainda na semana passada, Alan Dye, chefe da equipa de design de interface de utilizador, anunciou a sua saída para se juntar à Meta. A lista de baixas na liderança continua a crescer, com nomes como John Giannandrea (chefe de IA), Katherine Adams (Conselheira Geral) e Lisa Jackson (chefe ambiental) na lista de executivos que deverão reformar-se em breve.
O cenário para 2026 avizinha-se desafiante, com a aproximação da reforma do próprio CEO, Tim Cook. Embora os relatórios indiquem que Cook permanecerá na liderança durante o próximo ano, a transição de poder é inevitável, com John Ternus, vice-presidente sénior de engenharia de hardware, a ser apontado como o candidato mais provável à sucessão. Neste clima de transição, a garantia de continuidade de Johny Srouji oferece, pelo menos, alguma estabilidade num dos departamentos mais cruciais da empresa.

Nenhum comentário
Seja o primeiro!