
A tarde de hoje está a ser marcada por dificuldades técnicas para os utilizadores da Microsoft na Europa e no Reino Unido. A gigante tecnológica confirmou que o seu assistente digital, o Copilot, está a registar falhas de acesso total ou funcionalidades limitadas para uma vasta gama de utilizadores nestas regiões.
A situação foi confirmada através da conta de estado de serviços da Microsoft no X, onde a empresa indicou estar a investigar um problema que impede o acesso à ferramenta de IA ou causa degradação no desempenho de funcionalidades específicas.
Aumento de tráfego bloqueia sistemas
Após uma análise inicial à telemetria de monitorização do serviço, a empresa identificou a causa raiz da interrupção: um problema na capacidade de escalonamento dos servidores. Segundo as indicações da Microsoft, um aumento inesperado no tráfego resultou num impacto direto na disponibilidade do serviço, uma vez que o sistema de "autoscaling" (ajuste automático de capacidade) não conseguiu responder adequadamente à procura.
Para contornar a situação e restabelecer a normalidade, as equipas técnicas da empresa estão agora a realizar o escalonamento manual da capacidade dos servidores. A Microsoft garante que está a monitorizar a intervenção de perto para assegurar que a disponibilidade do serviço melhora conforme o previsto.
Falhas estendem-se ao Microsoft Defender
Além dos problemas com o assistente de inteligência artificial, a empresa está a lidar com um incidente separado (identificado como DZ1193516) que afeta administradores de sistemas. Este problema está a gerar erros no acesso a funcionalidades do Microsoft Defender for Endpoint, incluindo falhas na visualização do inventário de dispositivos e nas análises de ameaças.
Embora a empresa ainda não tenha partilhado o número exato de utilizadores afetados, a falha foi classificada como um "incidente" no centro de administração, uma designação habitualmente reservada para problemas com impacto significativo nos utilizadores. Este episódio surge apenas uma semana após a Microsoft ter mitigado outra falha que bloqueou o acesso a capacidades do portal Defender XDR, sugerindo um período de alguma instabilidade nas infraestruturas de cloud da empresa.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!