
Apesar dos esforços anunciados para combater a proliferação de conteúdos gerados artificialmente na sua plataforma, o Spotify falhou em detetar um imitador que criou cópias de músicas da banda King Gizzard & the Lizard Wizard. A banda de rock experimental australiana tem sido uma crítica vocal do serviço de streaming e foi um dos vários artistas que retirou a sua música da plataforma durante o verão.
Uma cópia quase perfeita no nome
O caso foi trazido a público quando um utilizador, através do Reddit, partilhou que lhe foi recomendada o que parecia ser uma cópia gerada por IA de uma das músicas da banda na lista de reprodução "Release Radar". O falso artista operava sob o nome "King Lizard Wizard" e apresentava um álbum composto por faixas que partilhavam os mesmos títulos das músicas da banda original, utilizando inclusivamente as letras originais.
Embora o conteúdo pareça ter sido entretanto removido — com capturas de ecrã a comprovar a sua existência —, o álbum da falsa banda passou despercebido pela empresa durante semanas antes de esta publicação nas redes sociais ter exposto o problema. Atualmente, as pesquisas pelo nome da banda e pelo nome do imitador mostram apenas a página oficial do grupo.
A ironia do protesto e as falhas nos filtros
Este incidente ganha contornos de ironia considerando o histórico recente entre a banda e a plataforma. A decisão dos King Gizzard & the Lizard Wizard de retirar a sua música do serviço no verão surgiu como resposta à descoberta de que o CEO do Spotify, Daniel Ek, era um dos principais investidores numa empresa de armamento e tecnologia militar focada em IA.
Em setembro, a plataforma de streaming revelou um novo filtro de spam destinado a capturar conteúdos de baixa qualidade gerados por Inteligência Artificial, bem como novas políticas para a divulgação do uso desta tecnologia e o combate a imitações. No entanto, o facto de uma imitação direta de uma banda popular — e que saiu da plataforma em protesto — ter permanecido ativa durante semanas levanta sérias questões sobre a eficácia real destas políticas e ferramentas de moderação. O tópico no Reddit aponta ainda para outros casos anedóticos onde ouvintes foram enganados por versões geradas artificialmente de outras bandas populares.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!