
A Google anunciou uma mudança estrutural na forma como os utilizadores acedem ao Google Chat na web. O objetivo é simples: tornar o serviço mais rápido e fiável. A empresa está a migrar o serviço para um novo domínio dedicado, abandonando a dependência direta do endereço do Gmail.
De acordo com o comunicado da Google no blog de atualizações do Workspace, o Chat passará a ser servido a partir de "chat.google.com". Esta alteração substitui o antigo caminho "mail.google.com/chat", que era utilizado até agora para aceder ao serviço através do navegador.
Mais velocidade, mesma interface
A principal motivação para esta mudança é a performance. Ao mover o serviço para uma "casa" própria, a gigante tecnológica prevê uma redução no tempo de carregamento ao aceder ao Google Chat. Apesar da mudança nos bastidores, os utilizadores podem ficar descansados: não existem alterações na interface do utilizador nesta atualização.
O processo de implementação já começou para todos os utilizadores do Google Workspace e para quem possui contas pessoais Google, devendo estar concluído no espaço de um mês. Para quem tem o Google Chat guardado nos favoritos do navegador, a boa notícia é que não é necessário fazer nada de imediato, pois os links existentes continuarão a funcionar e a redirecionar para o novo domínio.
Ajustes necessários para administradores e programadores
Embora a transição seja transparente para a maioria dos utilizadores finais, exige atenção por parte das equipas de TI e programadores. Quem desenvolveu extensões para o Chrome ou outras ferramentas que interagem com o Google Chat terá de as atualizar para garantir a compatibilidade com o novo domínio "chat.google.com".
Da mesma forma, os administradores do Workspace que utilizam listas de permissões ou bloqueios de URLs nos navegadores da organização precisarão de adicionar o novo endereço às suas regras. O mesmo aplica-se a políticas específicas de sites que controlam permissões como o acesso à câmara, microfone ou notificações no navegador.
Novidades na segurança do Gmail
Para além da mudança no Chat, a Google aproveitou para lançar uma atualização nas etiquetas de classificação de dados do Gmail. Esta funcionalidade permite agora que as organizações criem regras de Prevenção de Perda de Dados (DLP) mais visíveis.
Com esta atualização, é possível configurar a inserção automática de cabeçalhos ou rodapés no corpo dos emails. Estas mensagens servem para alertar os destinatários, especialmente aqueles fora do domínio da organização, sobre a sensibilidade do conteúdo da mensagem e quaisquer requisitos especiais de manuseamento da informação.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!