1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

tesla logo do carro

A Tesla iniciou uma nova e crucial fase no desenvolvimento da sua tecnologia de condução autónoma. A empresa começou a testar os seus "robotáxis" nas ruas de Austin, no Texas, sem qualquer supervisor de segurança humano no interior do veículo. Este é um passo fundamental para o objetivo da marca de lançar um serviço comercial de táxis autónomos previsto para 2026.

A confirmação deste marco foi dada pelo próprio CEO, Elon Musk, na rede social X (antigo Twitter), após terem surgido vídeos de veículos Tesla Model Y a circular na via pública sem ocupantes. "Os testes estão a decorrer sem ocupantes no carro", escreveu Musk. A novidade foi bem recebida pelos mercados, com as ações da Tesla a subirem até 4,9%, atingindo os 481,37 dólares (aproximadamente 463 euros), aproximando-se do valor mais alto do último ano, segundo relata a Reuters.

Este desenvolvimento surge apenas uma semana depois de Musk ter previsto, durante um evento da xAI, que a empresa removeria os monitores de segurança "nas próximas três semanas". Até agora, o serviço limitado de robotáxi, lançado em junho em Austin, utilizava veículos Model Y modificados que exigiam a presença de um humano no banco do passageiro para supervisionar a viagem.

A corrida contra a Waymo e os desafios de segurança

Com este avanço, a Tesla posiciona-se numa competição mais direta com a Waymo, da Alphabet, que atualmente lidera o mercado de veículos autónomos nos Estados Unidos. A Waymo regista já cerca de 450.000 viagens pagas por semana em várias cidades e acumula mais de 160 milhões de quilómetros percorridos de forma totalmente autónoma.

No entanto, a transição da Tesla para veículos sem condutor levanta algumas questões de segurança. Desde junho, a empresa reportou pelo menos sete acidentes envolvendo os seus robotáxis em Austin, mesmo com a presença de monitores de segurança prontos a intervir. Os relatórios federais de incidentes indicam que a frota de testes registou acidentes aproximadamente a cada 62.000 milhas (cerca de 100.000 quilómetros), uma taxa de incidência superior à dos condutores humanos.

O caminho para 2026 e o Cybercab

Grande parte da valorização de mercado da Tesla, que ronda os 1,53 biliões de dólares, depende da confiança dos investidores na sua tecnologia de condução autónoma e no futuro negócio de robotáxis, apesar de a maioria das receitas ainda provir da venda de veículos elétricos tradicionais. A empresa planeia iniciar a produção do seu veículo dedicado, o Cybercab — que não terá volante nem pedais — em abril de 2026.

Elon Musk tem vindo a ajustar os cronogramas para este serviço. Se em julho previa que a Tesla operasse corridas autónomas cobrindo "metade da população dos EUA" até ao final de 2025, em outubro adotou um tom mais cauteloso. O CEO enfatizou a necessidade de ser "realmente paranoico sobre a implementação", reconhecendo que "mesmo um acidente será notícia de primeira página em todo o mundo".

Atualmente, a meta da empresa é duplicar a sua frota em Austin para cerca de 60 veículos até ao final de dezembro, um número que fica bastante aquém das projeções anteriores de 500 unidades.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech