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A Tesla enfrenta um novo e sério revés no seu estado natal, após um juiz de direito administrativo da Califórnia ter decidido que as vendas da fabricante automóvel deveriam ser suspensas por um período de 30 dias. A decisão surge na sequência de acusações de que a empresa induziu os consumidores em erro através da publicidade feita às suas tecnologias de assistência à condução, o Autopilot e o Full Self-Driving (FSD).

Segundo avança a CNBC, esta decisão valida as preocupações levantadas pelo Departamento de Veículos Motorizados (DMV) da Califórnia, que já em 2022 tinha acusado a marca de utilizar linguagem enganosa.

A ilusão da autonomia total

O centro da questão reside na forma como a Tesla promove os seus sistemas. O DMV argumentou, e o juiz concordou, que a terminologia utilizada pela empresa de Elon Musk sugere que os seus veículos são capazes de uma autonomia de nível 5 — ou seja, que podem conduzir-se sozinhos sem qualquer intervenção humana — o que não corresponde à verdade. Embora a marca tenha adicionado recentemente a palavra "Supervisionado" ao nome da sua tecnologia FSD (Full Self-Driving), o tribunal considerou que as práticas de marketing anteriores e atuais continuam a ser problemáticas.

Steve Gordon, diretor do DMV da Califórnia, foi perentório numa declaração sobre o caso: "Estamos realmente a pedir à Tesla que faça o seu trabalho, tal como fez noutros mercados, para identificar corretamente a marca destes veículos". A decisão judicial sublinha que a perceção de segurança e capacidade tecnológica transmitida aos condutores não pode ser baseada em exageros, especialmente quando se trata de sistemas que operam em vias públicas.

Um ultimato de 90 dias para evitar o pior

Apesar da gravidade da sentença, a suspensão das vendas e do fabrico na Califórnia não será imediata. O tribunal concedeu à empresa um período de graça de 90 dias. Durante este tempo, a fabricante terá de apresentar a sua defesa e, crucialmente, remover qualquer linguagem falsa ou enganosa dos seus materiais de marketing relacionados com o Autopilot e o FSD. A suspensão de 30 dias só entrará em vigor se a empresa não cumprir estas exigências dentro do prazo estipulado.

O impacto de uma eventual suspensão seria devastador para a gigante dos veículos elétricos. A Califórnia não é apenas um mercado simbólico; representa cerca de um terço de todas as vendas da empresa nos Estados Unidos. Além disso, é na fábrica de Fremont que são produzidos os modelos topo de gama Model S e Model X, bem como unidades do Model 3 e Model Y. A bola está agora do lado da Tesla, que terá de ajustar a sua comunicação para evitar paralisar as suas operações num dos seus mercados mais vitais.




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