
A empresa liderada por Mark Zuckerberg decidiu colocar um travão de mão no seu ambicioso plano de abrir o sistema operativo Horizon OS a fabricantes externos. No ano passado, a Meta tinha anunciado parcerias estratégicas para o desenvolvimento de novos óculos de realidade virtual, mas o projeto parece estar agora num impasse que poderá ditar o seu cancelamento definitivo.
De acordo com informações avançadas pelo portal Road to VR, o programa foi "pausado". Em comunicado, a gigante tecnológica confirmou a decisão, sublinhando que o foco atual passa por construir hardware e software de referência para impulsionar o mercado da realidade virtual de forma interna, deixando de lado, para já, as propostas de parceiros.
Mudança de estratégia e foco em hardware próprio
Até ao momento, tanto a ASUS como a Lenovo mantiveram o silêncio sobre o estado dos seus dispositivos. A ASUS planeava lançar um headset focado no desempenho para gaming sob a marca Republic of Gamers (ROG), enquanto a Lenovo apontava para um dispositivo de realidade mista direcionado para a produtividade e aprendizagem.
Esta alteração de rumo não é totalmente inesperada para quem acompanha o setor. Durante o último evento Meta Connect, as novidades sobre realidade virtual foram escassas, com as atenções viradas quase exclusivamente para os óculos inteligentes. Além disso, surgiram recentemente relatórios que indicam cortes significativos nas equipas que trabalham no Horizon Worlds, sinalizando que a prioridade da empresa mudou.
A ascensão da IA e dos wearables
A IA parece ser agora o grande motor de investimento da Meta, que está a desviar recursos do "Metaverso" para o desenvolvimento de óculos com inteligência artificial e outros dispositivos vestíveis (wearables). O sucesso e o momento positivo nestas categorias terão pesado na decisão de suspender o suporte direto a hardware de terceiros no imediato.
Apesar deste recuo, a Meta afirma que mantém o compromisso a longo prazo com este ecossistema. A empresa refere que poderá voltar a analisar oportunidades de parceria com outras fabricantes à medida que o mercado de dispositivos de realidade virtual e mista continue a evoluir, mas, por agora, os projetos da ASUS e da Lenovo ficam na gaveta.





Hoje à(s) 0:15 por NunoM



