1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Computadores à venda

O mercado de computadores pessoais está prestes a entrar numa fase de turbulência, apesar de ter registado um desempenho acima das expectativas no último trimestre. O final de 2025 trouxe um crescimento surpreendente nas vendas, mas os especialistas alertam que este cenário positivo pode ser o prelúdio de um 2026 marcado por aumentos de custos e escassez de componentes, segundo os dados mais recentes da IDC.

No quarto trimestre de 2025, as remessas globais de computadores cresceram quase 10% em relação ao ano anterior, atingindo um total de 76,4 milhões de unidades. Este impulso foi parcialmente motivado pelo fim do suporte ao Windows 10 por parte da Microsoft, o que levou muitos utilizadores e empresas a atualizarem os seus equipamentos. No entanto, a IDC nota que os fabricantes também aceleraram agressivamente a acumulação de inventário para se protegerem contra potenciais tarifas comerciais e uma iminente escassez global de memória.

A crise da memória e o impacto da Inteligência Artificial

Apesar de a época natalícia impulsionar habitualmente a procura, o aumento registado no final de 2025 foi amplificado pela necessidade das marcas em garantir componentes antes das subidas de preços previstas. Os custos da memória RAM e do armazenamento NAND / SSD dispararam nos últimos meses, uma consequência direta da procura voraz dos centros de dados dedicados à IA.

detalhes das vendas de PC no mercado

Fabricantes como a HP e a Lenovo têm estado a acumular stock de memória para mitigar o impacto imediato, mas estas reservas deverão esgotar-se dentro de poucos meses. Quando isso acontecer, é provável que o mercado enfrente não só um aumento generalizado nos preços, mas também alterações nas configurações dos computadores disponíveis nas lojas.

O que esperar de 2026: Preços mais altos e configurações modestas

A previsão para o ano que se avizinha é de volatilidade extrema. Jean Philippe Bouchard, vice-presidente de pesquisa da IDC, alerta que, para além da pressão óbvia sobre o preço final dos sistemas, poderemos assistir a uma redução nas especificações médias de memória dos computadores, uma medida dos fabricantes para preservar o inventário existente.

A IDC antecipa que o preço médio de venda de um PC irá aumentar em 2026, à medida que as marcas desviam o foco para sistemas de gama média e premium, numa tentativa de compensar os custos elevados dos componentes. Tudo aponta para uma "tempestade" no mercado impulsionada pela inteligência artificial, sugerindo que, para quem planeia adquirir um novo computador, fazê-lo no início do ano poderá ser a decisão financeiramente mais sensata.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech