1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      

Siga-nos


Samsung galaxy s26 ultra

A Samsung está a trabalhar numa nova tecnologia de produção de lentes que promete reduzir a saliência do módulo de câmara no futuro Galaxy S27 Ultra. De acordo com um relatório do ZDNet Korea, divulgado pelo informador Ice Universe, o processo substitui as películas tradicionais de bloqueio de luz por uma tinta preta fosca aplicada diretamente nas extremidades dos elementos óticos.

Após o recente lançamento dos dobráveis Galaxy Z Fold 8 e Fold 8 Ultra, a fabricante sul-coreana redirecionou as suas atenções para o desenvolvimento do seu próximo topo de gama. A prioridade passa por redesenhar o interior dos sensores para mitigar dois problemas crónicos da fotografia em telemóveis: o volume excessivo do módulo traseiro e os reflexos indesejados em capturas noturnas.

Tinta fosca substitui películas e cola no módulo ótico

A maioria dos sistemas fotográficos modernos nos telemóveis não utiliza uma peça única de vidro. Em vez disso, os módulos empilham na vertical entre seis a oito pequenas lentes num espaço extremamente reduzido para direcionar a luz até ao sensor. Contudo, uma parte dos raios incide nas extremidades dessas lentes e reflete-se, criando imagens esbranquiçadas, brilhos parasitas e o efeito de encadeamento.

Até agora, a indústria resolvia este obstáculo ao colocar finas películas pretas entre determinadas lentes para absorver a luz indesejada. Embora eficaz, a combinação destas películas com a cola necessária para a sua fixação ocupa um espaço considerável, tornando o exterior do telemóvel mais espesso.

detalhes da nova tecnologia da Samsung

A nova abordagem envolve a utilização de equipamentos de jato de tinta para pulverizar uma camada de tinta preta baça diretamente nas bordas dos elementos de vidro. Esta mudança elimina o volume extra das películas e adesivos. No desenho de dispositivos móveis, mesmo pequenos micrómetros poupados abrem margem para otimizar a estabilização ótica de imagem e permitir arquiteturas óticas mais avançadas.

Testes iniciados na geração atual preparam salto para 2027

A tecnologia é desenvolvida em parceria entre a Samsung Electronics e a Samsung Electro-Mechanics. O plano passa por aplicar este revestimento por jato de tinta na tripla câmara do dispositivo, reduzindo reflexos, clarões noturnos e áreas esbranquiçadas na captação de imagem.

A empresa sul-coreana já começou a testar este método no Galaxy S26 Ultra, embora de forma limitada a uma única camada de lente. Para o modelo seguinte, a intenção é expandir o processo a várias camadas de vidro em múltiplos sensores traseiros, incluindo as lentes L3 Tele, L3 Wide e L6 Wide. Numa primeira fase, algumas camadas ainda continuarão a recorrer às películas tradicionais.

Para quem utiliza o telemóvel diariamente, este avanço técnico deverá traduzir-se num equipamento que assenta de forma mais plana em superfícies e em fotografias noturnas limpas, sem os habituais pontos de luz fantasma provocados pela iluminação urbana.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?

Não perca nenhuma novidade!

Junte-se a milhares de leitores e receba as últimas notícias de tecnologia, análises e dicas diretamente no seu email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech