1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos


Foi descoberta uma nova ameaça informática destinada aos utilizadores do Médio Oriente, com o objectivo de roubar dados confidenciais.

Segundo revela a empresa de segurança Kaspersky Lab, o malware, apelidado de Gauss, trata-se de um «conjunto de complexas ferramentas criadas por um Estado para levar a cabo tarefas de ciber-espionagem e roubo de dados confidenciais, com especial foco em passwords, credenciais de contas bancárias online, cookies e configurações específicas dos equipamentos infectados».
A empresa refere ainda que o malware possui «características únicas que não se encontram em nenhuma outra ciber-arma descoberta anteriormente».

Durante a investigação realizada pela empresa de segurança, foi descoberto que o malware já se encontra activo desde Setembro de 2011, apesar de somente ter sido identificado no passado mês de Junho. A infra-estrutura de comando e controlo do vírus já foi desactivada.

Segundo os dados, terão sido afectados milhares de utilizadores, sendo que é referido que «este número é menor em comparação com o Stuxnet, mas é significativamente maior que o número de ataques do Flame e do Duqu».
O vírus consegue ainda infectar o sistema a partir de memorias USB, o que aparenta similidades com o Stuxnet e o Flame.

No entanto a empresa de segurança revela que as principais vitimas deste vírus se encontram no Líbano e não no Irão, como ocorreu no passado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech