1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Hackers usam pasta "inetpub" do Windows para bloquear atualizações do sistema
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Hackers usam pasta "inetpub" do Windows para bloquear atualizações do sistema em Qui 24 Abr 2025 - 10:34

DJPRMF

logo do Windows com pasta e hacker em foco

Em recentes atualizações do Windows 11, alguns utilizadores repararam que uma misteriosa pasta foi também criada na raiz do disco onde o sistema se encontra instalado. A pasta “inetpub” foi subitamente criada, e embora não tenha nada em concreto que indique ser problemático, foi o suficiente para causar algumas questões.

Quem tente eliminar a pasta, pode reparar que nada em concreto acontece ao sistema, e a própria pasta também se encontra vazia. No entanto, a Microsoft aconselhou os utilizadores a não removerem a mesma, tendo em conta que esta será usada futuramente para atualizações do Windows.

A Microsoft indica ainda que a pasta inetpub foi criada para corrigir uma falha de segurança, que teria sido aplicada com a atualização de Abril do Windows.

Embora nada de problemático tenha surgido desta pasta, parece que afinal existem alguns casos onde a mesma pode ser usada para fins fora do que eram inicialmente esperados.

Ao que parece, esta pasta pode ter o efeito de, caso seja usada como um link simbólico no sistema, bloquear as futuras atualizações do Windows. Foi descoberto que, caso se aplique um link simbólico para a pasta direcionando-a para outros locais, o Windows Update pode apresentar falhas em instalar futuras atualizações.

Um link simbólico permite que um determinado ficheiro ou pasta seja apontado diretamente para outro local. Por exemplo, c:\inetpub pode manter a mesma estrutura de ficheiros, mas apontar para um programa ou pasta completamente diferente. Criar um link simbólico é algo que qualquer utilizador no Windows pode realizar, até mesmo sem permissões administrativas.

O que foi descoberto será que, ao criar um link simbólico para outro local, como, por exemplo, o Bloco de Notas, sobre a pasta inetpub, o Windows Update deixa de conseguir instalar as mais recentes atualizações no sistema. Isto pode ser aproveitado para ataques, levando a que os sistemas não tenham as mais recentes atualizações da Microsoft, e consequentemente, fiquem abertos a potenciais falhas.

Até agora, a Microsoft não deixou detalhes sobre este problema. No entanto, a recomendação continua a ser a de que os utilizadores evitem remover esta pasta do disco onde o sistema se encontra instalado.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech