
O Microsoft Excel é, sem dúvida, uma das ferramentas de software mais populares do mundo, utilizada tanto em ambientes empresariais como pessoais para análise de dados, visualizações e organização. A Microsoft atualiza regularmente a plataforma com novas funcionalidades e, desta vez, introduz uma novidade muito aguardada para as PivotTables (Tabelas Dinâmicas).
Uma pequena grande mudança para as PivotTables
Até agora, quem trabalha com PivotTables sabe que é necessário atualizá-las manualmente sempre que novos dados são inseridos na fonte. Embora não seja um processo complexo, é uma tarefa repetitiva que consome tempo. Com base no feedback significativo dos utilizadores, a novidade foi anunciada pela Microsoft no seu blog oficial da comunidade, que decidiu implementar a capacidade de atualização automática.
Como funciona a atualização automática?
A boa notícia é que a funcionalidade de atualização automática vem ativada por defeito em todas as novas PivotTables criadas. No entanto, se preferir o método manual, pode desativá-la facilmente. Para tal, basta selecionar uma PivotTable, navegar até ao separador "Análise de Tabela Dinâmica" (PivotTable Analyze) e desativar a opção "Atualização Automática" (Auto Refresh).

É importante notar que esta definição é aplicada ao nível da fonte de dados, o que significa que o estado (ligado ou desligado) será aplicado a todas as PivotTables que utilizem essa mesma fonte. Se a atualização automática estiver desativada ou se uma tabela não conseguir sincronizar, aparecerá uma mensagem na parte inferior do livro de cálculo a indicar "Necessária Atualização da Tabela Dinâmica". Ao clicar nesta notificação, todas as tabelas desatualizadas serão atualizadas.
Limitações a ter em conta
Apesar de ser uma funcionalidade poderosa, existem alguns cenários em que a atualização automática não funcionará. Fontes de dados externas e assíncronas não são compatíveis. Além disso, a funcionalidade pode ficar indisponível se um coautor estiver a utilizar uma versão mais antiga do Excel ou se estiver a utilizar funções voláteis na sua fonte de dados, como RAND() e NOW().
Disponibilidade
A atualização automática para PivotTables já está a ser disponibilizada para os utilizadores no Canal Beta do Excel para Windows (versão 2506, Build 19008.2000 ou superior) e do Excel para Mac (versão 16.99, Build 250616106 ou superior). Como é habitual, o lançamento é faseado, por isso, se ainda não vir a opção, deverá recebê-la em breve.