Boas pessoal.
Sou novo no TugaTech, pelo que solicitava a vossa preciosa ajuda para configurar uma nova máquina essencialmente para trabalho em 3DS Max, Modelação, Renderização e Pós-Produção (Photoshop)e jogar nas horas vagas (jogar o mais recente, no melhor possível, dentro do orçamento claro).
1- Quando pretendes efectuar a compra?
Setembro / início de Outubro.
2- Qual é o orçamento?
Entre 1700€-2000€...se conseguirmos uma configuração o mais equilibrada possível e mais barata melhor.
A ideia seria comprar os componentes mais cruciais neste primeiro investimento e mais fixos com alguma expansibilidade e performance para depois daqui a 1/2 anos fazer upgrade (trocar gráfica, mais memoria, etc.) e ficar com máquina de trabalho consistente para mais uns tempos.
3- Tens preferência por alguma(s) marca(s)? Se sim quais:
a) Intel (processador)
c) Nvidia ou d) ATI/AMD (gráfica) (a que for melhor para o que pretendo).
4- Pretendes manter algum componente?
Sim, vou manter um HDD Samsung 2TB e os periféricos (teclado Microsoft e rato Logitech mx518…a renovar mais tarde).
5- Para que funções se destina o pc [indicar uma, se destinar-se a mais que uma tarefa indicar se alguma tiver mais importância que outra..]:
01 - Workstation: Modelação 3D (Revit) e Renderização em 3DS Max, Pós-Produção (Photoshop) e mais algum software (Autocad, Illustrator e Indesign).
02 - Jogos: Jogar "nas horas vagas" os títulos mais recentes no melhor possível, dentro do orçamento claro. Quanto à resolução no mínimo 1920x1080.
6- Qual dos seguintes factores deve ter mais influência na escolha dos componentes [escolher uma]:
a) Performance [desempenho].
7- Pretendes actualizar o pc daqui a quanto tempo?
1/2 anos, com upgrades de memória, substituir gráfica, tentar manter a máquina o mais aberta possível para upgrades para não deixá-la completamente desactualizada daqui a uns tempos, "perdendo" o investimento feito.
8- Queres deixar margem para upgrades que poderão ter maior consumo energético?
Sim.
9- Vais fazer Overclock?
Não sei fazer, mas talvez aprenda a tirar partido do Overclock, se fizer a diferença em termos de performance a renderizar.
10- Drives...:
b) Drive dvd simples.
11- O orçamento incluí periféricos? Se sim quais:
a) Monitor (23/24 polegadas) essencialmente para trabalhar e jogar.
11- Necessitas de sistema operativo? Se sim qual?
Não, já tenho.
12- Vais comprar em loja física ou online? Se for física onde vais comprar? Tens preferência por alguma loja?
Loja física, possívelmente no Porto. On-line, se o preço for muito diferente por exemplo em componentes como gráfica, memórias ou o monitor.
Neste momento tenho a seguinte configuração:
PROCESSADOR
CPU INTEL 2011 I7 3930K 3.0GHZ 12MB BOX | 570,85€
MOTHERBOARD
ASUS P9X79 | 232,85
ou
ASROCK EXTREME 6 | 239,70€
(nota: a Asus está mais barata que a ASROCK EXTREME 6 (239,70€), a fiabilidade e o facto de ter 3 anos de garantia, penso que seja uma melhor opção…ou estou errado?)
MEMÓRIA
GSKILL PC3-14900 1866MHZ 32GB RIPJAWS Z CL10 ZL (4X8GB) DDR3 | 199,95€
ou
GSKILL PC3-14900 1866MHz 32GB Ares Blue CL10 (4x8GB) DDR3 | 221,75€
(nota: Do que vi as Ares são mais baixas que as Ripjawsz..não sei se terá implicações com o cooler...e são azuis...da cor da board..mas custam + 20€, valerá a pena?)
GRÁFICA
ASUS GEFORCE GTX660 TI DIRECT CU II OC 2GB GDDR5 PCI-E 3.0 | 330,85€
ou
ASUS RADEON HD7950 DURECT CU II 3GB GDDR5 | 328.75€
(nota: em comparação com a GTX660Ti, a HD7950 será melhor para esta configuração e o tipo de programas e jogos que vai correr? No caso concreto, a versão OC da 660TI é melhor que a 7950?)
SSD
INTEL 330 SSD 180GB 2.5" SATAIII | 145,00€
ou
SAMSUNG SERIE 830 DESKTOP KIT 256GB 2.5" SATA III | 225,90€
(nota: li que o Samsung mesmo assim é mais fiável que o Intel..contudo continuo a achar o preço do intel muito bom ou devo alterar para o Samsung?)
DRIVES
ASUS DRW-24B5ST SATA BLACK BULK | 19,00€
FONTE
XFX PRO750W CORE EDITION | 92,30€
(nota: para o tipo de configuração precisava da melhor fonte até 100€… escolhi esta XFX, não sei se é a melhor opção neste orçamento…)
CAIXA
COOLER MASTER CM 690 II ADVANCED BLACK USB 3.0 | 94,95€
ou
FRACTAL DESIGN ARC MIDI TOWER | 87,95€
ou
CORSAIR CARBIDE SERIES 300R | 75,65€
(nota: não sei por qual caixa optar...preciso de ajuda a escoher entre as 3…preciso da melhor para esta configuração em termos de a maior ventilação com o menor ruído)
COOLING
CPU Cooler
THERMALRIGHT TRUE SPIRIT 140 | 43,90€ + THERMALRIGHT LGA2011 RETENTION KIT | 4.80€
(nota: não sei qual o melhor cooler em termos de relação preço/performance… dizem que este é muito bom..melhor que o Macho e não fica atrás do SB-E. que acham?)
Massa Térmica
ARCTIC COOLING MX-2 | 4,95€
(nota: penso que seja boa opção para colocar certo?)
PERIFÉRICOS
Monitor
DELL U2312HM LED 23" | 185,55€
DELL U2412M LED 24" | 256,00€
(nota: A diferença é de 90€… valerá a pena por mais 1 polegada e mais resolução adquirir o 24?)
MONTAGEM BASICA SEM SISTEMA OPERATIVO | 15,00€
Agradeço feedback às dúvidas levantadas relativas que me ajudem a "concluir" a configuração e pedir orçamento.
Obrigado.
Sou novo no TugaTech, pelo que solicitava a vossa preciosa ajuda para configurar uma nova máquina essencialmente para trabalho em 3DS Max, Modelação, Renderização e Pós-Produção (Photoshop)e jogar nas horas vagas (jogar o mais recente, no melhor possível, dentro do orçamento claro).
1- Quando pretendes efectuar a compra?
Setembro / início de Outubro.
2- Qual é o orçamento?
Entre 1700€-2000€...se conseguirmos uma configuração o mais equilibrada possível e mais barata melhor.
A ideia seria comprar os componentes mais cruciais neste primeiro investimento e mais fixos com alguma expansibilidade e performance para depois daqui a 1/2 anos fazer upgrade (trocar gráfica, mais memoria, etc.) e ficar com máquina de trabalho consistente para mais uns tempos.
3- Tens preferência por alguma(s) marca(s)? Se sim quais:
a) Intel (processador)
c) Nvidia ou d) ATI/AMD (gráfica) (a que for melhor para o que pretendo).
4- Pretendes manter algum componente?
Sim, vou manter um HDD Samsung 2TB e os periféricos (teclado Microsoft e rato Logitech mx518…a renovar mais tarde).
5- Para que funções se destina o pc [indicar uma, se destinar-se a mais que uma tarefa indicar se alguma tiver mais importância que outra..]:
01 - Workstation: Modelação 3D (Revit) e Renderização em 3DS Max, Pós-Produção (Photoshop) e mais algum software (Autocad, Illustrator e Indesign).
02 - Jogos: Jogar "nas horas vagas" os títulos mais recentes no melhor possível, dentro do orçamento claro. Quanto à resolução no mínimo 1920x1080.
6- Qual dos seguintes factores deve ter mais influência na escolha dos componentes [escolher uma]:
a) Performance [desempenho].
7- Pretendes actualizar o pc daqui a quanto tempo?
1/2 anos, com upgrades de memória, substituir gráfica, tentar manter a máquina o mais aberta possível para upgrades para não deixá-la completamente desactualizada daqui a uns tempos, "perdendo" o investimento feito.
8- Queres deixar margem para upgrades que poderão ter maior consumo energético?
Sim.
9- Vais fazer Overclock?
Não sei fazer, mas talvez aprenda a tirar partido do Overclock, se fizer a diferença em termos de performance a renderizar.
10- Drives...:
b) Drive dvd simples.
11- O orçamento incluí periféricos? Se sim quais:
a) Monitor (23/24 polegadas) essencialmente para trabalhar e jogar.
11- Necessitas de sistema operativo? Se sim qual?
Não, já tenho.
12- Vais comprar em loja física ou online? Se for física onde vais comprar? Tens preferência por alguma loja?
Loja física, possívelmente no Porto. On-line, se o preço for muito diferente por exemplo em componentes como gráfica, memórias ou o monitor.
Neste momento tenho a seguinte configuração:
PROCESSADOR
CPU INTEL 2011 I7 3930K 3.0GHZ 12MB BOX | 570,85€
MOTHERBOARD
ASUS P9X79 | 232,85
ou
ASROCK EXTREME 6 | 239,70€
(nota: a Asus está mais barata que a ASROCK EXTREME 6 (239,70€), a fiabilidade e o facto de ter 3 anos de garantia, penso que seja uma melhor opção…ou estou errado?)
MEMÓRIA
GSKILL PC3-14900 1866MHZ 32GB RIPJAWS Z CL10 ZL (4X8GB) DDR3 | 199,95€
ou
GSKILL PC3-14900 1866MHz 32GB Ares Blue CL10 (4x8GB) DDR3 | 221,75€
(nota: Do que vi as Ares são mais baixas que as Ripjawsz..não sei se terá implicações com o cooler...e são azuis...da cor da board..mas custam + 20€, valerá a pena?)
GRÁFICA
ASUS GEFORCE GTX660 TI DIRECT CU II OC 2GB GDDR5 PCI-E 3.0 | 330,85€
ou
ASUS RADEON HD7950 DURECT CU II 3GB GDDR5 | 328.75€
(nota: em comparação com a GTX660Ti, a HD7950 será melhor para esta configuração e o tipo de programas e jogos que vai correr? No caso concreto, a versão OC da 660TI é melhor que a 7950?)
SSD
INTEL 330 SSD 180GB 2.5" SATAIII | 145,00€
ou
SAMSUNG SERIE 830 DESKTOP KIT 256GB 2.5" SATA III | 225,90€
(nota: li que o Samsung mesmo assim é mais fiável que o Intel..contudo continuo a achar o preço do intel muito bom ou devo alterar para o Samsung?)
DRIVES
ASUS DRW-24B5ST SATA BLACK BULK | 19,00€
FONTE
XFX PRO750W CORE EDITION | 92,30€
(nota: para o tipo de configuração precisava da melhor fonte até 100€… escolhi esta XFX, não sei se é a melhor opção neste orçamento…)
CAIXA
COOLER MASTER CM 690 II ADVANCED BLACK USB 3.0 | 94,95€
ou
FRACTAL DESIGN ARC MIDI TOWER | 87,95€
ou
CORSAIR CARBIDE SERIES 300R | 75,65€
(nota: não sei por qual caixa optar...preciso de ajuda a escoher entre as 3…preciso da melhor para esta configuração em termos de a maior ventilação com o menor ruído)
COOLING
CPU Cooler
THERMALRIGHT TRUE SPIRIT 140 | 43,90€ + THERMALRIGHT LGA2011 RETENTION KIT | 4.80€
(nota: não sei qual o melhor cooler em termos de relação preço/performance… dizem que este é muito bom..melhor que o Macho e não fica atrás do SB-E. que acham?)
Massa Térmica
ARCTIC COOLING MX-2 | 4,95€
(nota: penso que seja boa opção para colocar certo?)
PERIFÉRICOS
Monitor
DELL U2312HM LED 23" | 185,55€
DELL U2412M LED 24" | 256,00€
(nota: A diferença é de 90€… valerá a pena por mais 1 polegada e mais resolução adquirir o 24?)
MONTAGEM BASICA SEM SISTEMA OPERATIVO | 15,00€
Agradeço feedback às dúvidas levantadas relativas que me ajudem a "concluir" a configuração e pedir orçamento.
Obrigado.
Última edição por shadow_z0ne em Dom 16 Set 2012 - 10:44, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : preço de montagem)