1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

MSI ATI R5770 Hawk
Autor: Vítor Antunes ([email protected]) do Zwame
Produto: MSI ATI R5770 Hawk
Data : 18-04-10




Desde há algum tempo a esta parte que notámos e fizemos menção, que a MSI começou a apostar em melhorar o desenho das suas peças de hardware e com isso tem conseguido algumas peças bastante interessantes como é esta MSI ATI R5770 Hawk.

Se juntarmos a esta a gama de motherboards “Big Bang”, da qual temos a TRINERGY para testes, podemos verificar que a MSI está na corrida com os melhores fabricantes do mercado. Já é tempo de os fornecedores Portugueses apostarem nesta marca que tenho a certeza é uma aposta ganha.
Olhando mais de perto para a MSI ATI R5770 Hawk, podemos observar que tem um PCB personalizado, pontos de verificação de tensão, fases de potência melhorada e um cooler de qualidade superior e muito silencioso, o que pode ser prenuncio de uma excelente overclocker, mas isso podemos ver mais há frente nos vários testes que lhe vamos fazer, seja em Default, seja em Overclock.

Depois do lançamento de várias placas gráficas de sucesso da série HD5xxx que com elas nos fez chegar o mundo do DirectX11, eis que nos chega agora pela mão da MSI, a R5770 Hawk.
Esta pode ser considerada uma placa gráfica de média/baixa, com um preço aproximado de €150,00 e que nos parece ser direccionada para um publico alvo que gosta de ter boa qualidade mas a um preço que não mexa muito no orçamento.
Com esta série, a ATI tem um conjunto expressivo de placas gráficas de todas gamas que actualmente não têm concorrência directa da Nvidia, devido à sua demora na conclusão da placa denominada Fermi, a Nvidia começou agora a lançar produtos DX11 no mercado.


Características
Esta placa utiliza o core e a memória a velocidades de 875MHz e 1200MHz respectivamente.
Podemos ainda verificar que tem 800 stream processors, 128bit de bus de memória, juntamente com 16 ROPs, as unidades de textura são de 40.
Comparando com as suas irmãs mais potentes, em load a HD5770 tem uma potência de máxima de 120 watts, contrastando com os 294W da HD5790 e com os 188w da HD5870. Em Idle esta placa é simplesmente impressionante com um consumo máximo de 18W.


Fotos
















Nesta imagem podemos ver o bundle que acompanha a gráfica, em destaque o cabo de seis pinos e o adaptador DVI/HDMI e se repararmos podemos observar também uns pequenos cabos que vão ser usados para facilitar a medição as voltagens através do multímetro.





A MSI apresenta um PCB personalizado, utilizando componentes da mais alta qualidade nestas placas gráficas, este nível de componentes vão reduzir os níveis de calor, aumentar a expectativa de vida, melhorar os níveis de overclock e a estabilidade.









Arrefecimento - A MSI 5770 HAWK vem com o novo cooler Twin Frozr II, um sistema baseado em heatpipes que usa duas ventoinhas PWM soprando ao longo de três pipes. Com esta solução de arrefecimento a MSI diz ter a temperatura mais baixa 13º C em relação ao design de referência.





Pontos de verificação de tensão – Com os entusiastas em mente, a MSI preparou esta placa gráfica, como se um topo de gama se trata-se, podemos observar nas duas últimas imagens pontos de verificação de tensão, que têm a finalidade de poder dar aos entusiastas do Overclocking valores da voltagem em tempo real ao ligarem a esses pontos um multímetro, o qual é bastante mais fiável do que a medição por software.


Como já referido anteriormente esta placa suporta DirectX 11, isto significa que utiliza Shader Model 5 e ComputeShader / DirectCompute 11. Além disso, como outras placas recentes, a MSI ATI R5770 Hawk, suporta PCI-Express 2, bem como aceleração Blu-Ray via ATI Avivo.
De seguida fazemos uma breve explicação sobre as principais características.


Características

Shader Model 5
Shader Model 5 fornece um novo conjunto de instruções, com uma arquitectura que é unificada em todos os tipos de sombreamento (Vertex, Hull, Domain, Geometria, Pixel e Computação). Por exemplo SV_Coverage fornece detecção de bordas, optimizados e flexíveis para o anti-aliasing, permite-nos mais rapidez na filtragem de sombras e oclusão de ambientes.

DirectCompute 11
DirectCompute 11 é uma das principais características do DirectX 11 utilizado nas ASUS ATI Radeon EAH5850, aplica-se a jogos e na produtividade e melhora o desempenho de ambos. Em cenários relacionados com a produtividade permite ao GPU executar o processamento de vários trabalhos, como por exemplo alguns efeitos de vídeo.
Num jogo por exemplo, o sistema é capaz de melhorar a utilização de múltiplos núcleos de CPU para melhorar Física.

Tessellation
Através da utilização de dois novos shaders (Hull e Dominion), incluído no Shader Model 5/DirectX11, a ASUS ATI Radeon EAH5850 inclui o Tessellation melhorado. Através da utilização do Tessellation melhorado, os jogos têm o potencial de incluir personagens, objectos, roupas e terrenos, com detalhes adicionais. Essencialmente, a GPU pode dividir a cena num grande número de secções, o que torna o processo muito mais fácil do que em DirectX 10 e permite assim aumentar o nível de detalhe.

Nota final do TugaTech: 8/10
Fonte Zwame








Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech