1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

DJPRMF

Mensagem Sex 30 Nov 2012 - 18:03 por DJPRMF

Na realidade, isto não aumenta a velocidade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade_de_servi%C3%A7o_(telecomunica%C3%A7%C3%B5es)

Alias, pode ter o efeito contrário...

Esta "reserva", ao contrario do que o nome indica, não indica que "20%" ou qualquer outro numero da sua ligação estão "inutilizáveis".

O serviço de qualidade de serviço da rede (QoS) refere-se a uma variedade de técnicas que controlam o fluxo de tráfego da rede, ajudando a aumentar as velocidades de transmissão na mesma.
Colocar o valor como 0% pode ter o efeito contrario ao desejado e acabar por diminuir a velocidade da rede.

Tanto com 20% como com 0%, a velocidade final da ligação não é afectada...

Daniel Mendes

Mensagem Sex 30 Nov 2012 - 19:12 por Daniel Mendes

Não duvido da rua resposta, mas aumenta significamente a velocidade da internet.

DJPRMF

Mensagem Sex 30 Nov 2012 - 19:27 por DJPRMF

Num teste rapido sobre uma ligação WiFi:
Com o QoS a 20%:
Aumentar a velocidade da internet sem software 2342447002

Com o QoS a 0%:
Aumentar a velocidade da internet sem software 2342462123

Diferença mínima... Smile

avatar

Mensagem Sex 30 Nov 2012 - 20:42 por lcmmonteiro

acho estranho as pessoas pensarem nestas pequenas "configurações" como se ocorrem-se alterações na linha ou até mesmo na ligação ao servidor do operador de internet.

primeiramente existe uma necessidade de se explicar o que são e para que existem siglas ou o nome a que se dá às coisas, só assim um usuário menos entendedor (até porque nem todos conhecem "intimamente" as tecnologias da informática), pode conhecer, entender e sentir-se seguro:

QoS é um termo para Qualidade de Serviço (em inglês, quality of service) tal como o DJPRMF indicou, leiam o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade_de_servi%C3%A7o_(telecomunica%C3%A7%C3%B5es) para entenderem o que o utilizador que iniciou este tópico tentou fazer entender...

Qualquer alteração às configurações "internas" de um sistema operativo podem não ser tão benéficas como nos tentam fazer entender, não digo que esta em particular seja prejudicial, antes pelo contrário, nem afecta positiva nem negativamente. Simplesmente modifica a circulação de dados entre dois pontos de rede, ou seja, modifica a largura de banda e a transferência de dados entre o computador e o router.

DJPRMF

Mensagem Sex 30 Nov 2012 - 20:49 por DJPRMF

Neste caso, o proprio nome da opção pode levar a erro...
Quando se lê "largura de banda reservada" entende-se que a mesma está "bloqueada" e, desta forma, reduzir para 0% iria liberta-la.

E é tão enganadora que encontra-se diversos sites que oferecem esta "dica" como uma forma de obter uma melhor performance, mas estão, em parte, errados.
Wink

avatar

Mensagem Sex 30 Nov 2012 - 21:07 por lcmmonteiro

Facto é que todos procuram a velocidade máxima mas, por mais que as operadoras disponibilizem ligações cada vez mais rápidas, nem sempre conseguimos acompanhar esta evolução, seja por razões técnicas ou financeiras. Este é o primeiro ponto.

É claro que existem várias formas de conseguir aproveitar ao máximo a ligação de internet, seja esta mais lenta ou mais rápida.

Estes são exemplos reais e comprovados:

Na publicidade dos operadores de internet, onde prometem imensos "megas", é importante esclarecer um pequeno pormenor: a velocidade é oferecida em Megabits (Mb) e, não em megabytes (MB).

Aqui começa uma pequena confusão onde temos toda a diferença: 1 byte = 8 bits, isto é, uma internet de 10 "Megas" tem transferências com velocidades de +- um oitavo deste valor, À volta de 1250 Kbps (kylobytes por segundo). Só assim podemos começar a entender a velocidade das transferências entre a chamada "Web" e o nosso computador.

Como optimizar a ligação (por forma a notar alguma diferença na velocidade):

Navegador de internet: quanto mais limpo, melhor e mais rápido

Não tem influência directa na velocidade de downloads mas, manter o navegado limpo ajuda a aceder a páginas em menos tempo.

Acelerando a navegação

A utilização de aceleradores de navegação ainda tem bastantes controversias, uns afirmam que melhora consideravelmente, outros ainda têm muitas dúvidas sobre a qualidade destes aplicativos/programas.
O que fazem estes aplicativos?
Basicamente realizam pequenas alterações no navegador: compressão de imagens e compactação do código html, acelerando um pouco o carregamento das páginas.
Costumam ainda salvar pequenos pedaços dos sites facilitando assim, o seu carregamento posterior.

Relativamente aos downloads


Os aceleradores podem ajudar a carregar tudo de forma mais rápida e isso é excelente mas, não nos esqueçamos dos downloads. Existem alguns programas que ajudam a optimizar a velocidade de download ao "partirem" o arquivo em várias e pequenas partes, permitindo o download em simultâneo.


Peço desculpa pelo testamento mas, creio ser uma boa forma para se entender o que se passa numa ligação de internet...





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech