1. TugaTech » Entretenimento » Multimédia
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Nof

Avançado

Fundação Portugal Telecom e Khan Academy lançam projeto educacional interativo 17300_518518564860940_1610737769_n


A Fundação Portugal Telecom e a Khan Academy apresentaram hoje um projeto educacional interativo desenvolvido por esta organização não-governamental e que disponibiliza gratuitamente, vídeos interativos com conteúdos de matemática, física, química e biologia entre outras matérias.


Estão já disponíveis 70 vídeos de matemática em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] sendo que até ao final do ano estarão traduzidos e dobrados em português cerca de 400 vídeos, numa lógica de acesso multiecrã, que poderão também ser vistos em África (Angola, Cabo Verde e Moçambique) e Timor-Leste através do Sapo Internacional. Estes vídeos serão narrados por quadros da PT e por Rogério Martins, professor de matemática e autor de programas de televisão.


A Khan Academy - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] - é uma organização sem fins lucrativos lançada em Setembro de 2006 por Salman Khan, engenheiro Eletrotécnico do MIT e MBA de Harvard, com um repositório de conteúdos educacionais gratuitos. A ideia de desenvolver estes vídeos surgiu quando teve de ajudar um familiar a estudar matemática. Como viviam em cidades muito distantes, produziu pequenos vídeos explicativos e com uma linguagem muito acessível, que disponibilizou online. Estes vídeos tornaram-se virais e rapidamente milhares de jovens começaram a utilizá-los e partilhá-los. Hoje estão disponíveis cerca de 4000 vídeos (pequenas aulas apenas com locução e exemplificação gráfica), 370 exercícios práticos e 225 milhões de lições dadas, nas áreas de matemática, ciência, física, química, ciência computacional, história, humanidades ou economia..


A Fundação Portugal Telecom está fazer a adaptação dos vídeos originais em inglês, para português com a certificação da Sociedade Portuguesa de Matemática. Dada a importância desta disciplina no currículo escolar português, 80% das vídeo-aulas a publicar entre 2013 e 2014 incidirão sobre esta temática. A adaptação será feita de forma gradual, começando pelos conteúdos abordados nas provas nacionais do 2º, 4º, 6º, 9º e 12º ano. Em 2014, deverão ser disponibilizados cerca de 800 vídeos de matemática, física, química e biologia.


A Matemática é uma das competências definidas pela União Europeia como fulcrais no desenvolvimento da sociedade de informação e aquela em que os alunos de vários países se defrontam com maiores dificuldades. Este fator, aliado ao momento do calendário escolar nacional, com a proximidade dos exames nacionais, tornaram este o momento mais propício para o lançamento em Portugal.  Este é um exemplo cabal de que a tecnologia é um meio para atingir um fim. Endereça pais e educadores que querem participar no ensino dos seus filhos e utiliza os meios que os jovens usam diariamente dando-lhes ao mesmo tempo maior autonomia, mais flexibilidade e interatividade.


A educação é  uma prioridade da PT, e da sua Fundação PT, tendo o investimento sido efetuado a nível das infraestruturas, nomeadamente banda larga nas escolas, a nível dos conteúdos educativos e a nível da responsabilidade social com projetos como o Comunicar em Segurança ou o PT Escolas.


Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Khan Academy: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Khan Academy: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech