Em relação ao tópico do rato lento (https://tugatech.com.pt/t3995-rato-encrava) acredito num problema em geral que me deixa o PC "laggado" de repente.
Acredito ser os encaixes/cabos do HD que me deixam o HD lento pois o estado do HD para 6 anos de uso está em excelente estado, mencionado por vários programas que já usei para testar o HD.
O que acham? Mudar os cabos? Tirar e voltar a por? Foi problema que nunca vi nem nunca tive portanto estou às aranhas.
Normalmente a primeira opção de alguém que entenda do assunto é testar a peça numa outra máquina para ver se está a funcionar mas foi algo que me esqueci de fazer. Vou testar no portátil e voltarei a postar.
Caso seja das conexões do HD tenho de trocar os cabos SATA ou basta tirar, limpar e voltar a meter?
Normalmente quais os "sintomas" que o PC apresenta ao ser os cabos? Lentidão?
É pouco provável que seja algo relacionado com os cabos do disco rigido...
Se não verifica nenhuma perda de performence em outros pontos, como em jogos ou na transferência de ficheiros (copia), ou até alguns erros inesperados, não deverá ser do disco.