Nos últimos meses têm vindo a surgir rumores que a Apple, a Google e a Samsung poderão encontrar-se a preparar o lançamento de um “relógio inteligente”. No entanto, a Sony já possui o “Sony SmartWatch”.
O Sony SmartWatch possui um ecrã OLED de 1.3 polegadas, com uma resolução de 128 x 128 pixéis, embutido numa caixa similar ao iPod Nano, tendo de comprimento total 1.5 polegadas. A armação exterior é de metal polido, sendo que em redor do ecrã existe uma película preta.
Não existe uma gradação na cor entre o ecrã e a película preta em redor do mesmo, o que faz com que, quando o ecrã se encontra desligado, seja visível a diferença das tonalidades.
Com 8mm de espessura, pode ser um pouco grande para certos tipos de roupa, mas é leve (menos de 40g) e não é obrigatório a sua utilização no pulso. Juntamente com o conjunto são fornecidas duas braceletes, em cor preta e branca, um adaptador e um cabo USB próprio.
O relógio possui um clipe na parte posterior, o que permite a utilização do mesmo noutros locais para além das braceletes fornecidas. É ainda fornecido um adaptador, que permite utilizar qualquer tipo de bracelete de um relógio regular.
-> Ligação / Funcionalidades
A ligação a um dispositivo Android é efetuada via Bluetooth, sendo um processo relativamente simples e rápido.
Basta sincronizar o relógio no Android e abrir a aplicação, disponível na Google Play. Rapidamente terá acesso a todas as configurações e aplicações.
Não é obrigatória a utilização de um smartphone ou tablet da Sony. O dispositivo pode ser utilizado com praticamente qualquer equipamento Android com o Android 2.1 ou superior.
O ecrã do relógio funciona como um segundo ecrã do dispositivo Android. Através da interface touchscreen poderá navegar pelos menus, aceder às aplicações instaladas e, obviamente, verificar as horas.
Poderá ainda optar por vários tipos de relógios, desde digitais a analógicos. O único senão encontra-se no facto de o mesmo não ser continuamente apresentado, com vista a poupar bateria.
Dependendo do relógio escolhido, poderá ver as horas carregando sobre o ecrã/botão “Power”, mexendo o braço ou sempre que colocar o relógio na horizontal.
O sensor dos movimentos não é totalmente fiável, sendo que, caso se encontre configurado um relógio ativado por movimentos, este nem sempre é ativado quando pretende (ou, pelo contrario, ativa quando não necessita) ou têm de acabar por carregar no ecrã para o ativar.
A nível das aplicações, poderá instalar, também a partir da Google Play, diversos tipos de aplicações, tanto oficiais da Sony como de terceiros, o que permite expandir o leque de funcionalidades disponíveis.
Poderá receber diretamente no smartwatch as notificações, chamadas e SMS’s, assim como aceder ao leitor de música, verificar a meteorologia e até aceder ao Google Maps.
O sistema de receção de notificações é extremamente útil para quando não se encontra perto do seu smartphone. O smartwatch emite uma pequena vibração sempre que algum evento ocorre no dispositivo, sendo bastante notável por parte do utilizador.
Nas mensagens SMS poderá ainda optar por responder diretamente pelo smartwatch, com mensagens previamente definidas. Não é possível, no entanto, utilizar um teclado para a escrita. O ecrã possui dimensões demasiado reduzidas para tal tarefa.
Outra funcionalidade igualmente útil encontra-se na possibilidade de controlar o leitor de música do dispositivo Android, como mudar de faixa ou colocar em pausa. A imagem do álbum de música surge como fundo.
Na Google Play encontram-se também aplicações não oficiais, criadas por terceiros, que variam desde pequenos jogos a controladores da câmara do dispositivo e até a aplicações que permitem aceder ao Google Maps.
-> Bateria
A Sony afirma que o dispositivo poderá, com uma utilização reduzida, durar cerca de uma semana. Nos testes do TugaTech, ao longo de vários dias, verificamos que a bateria possui uma duração de aproximadamente 2/3 dias com uma utilização regular. Com pouca utilização, os valores aproximam-se dos especificados pela Sony.
Tenha igualmente em conta que, para utilizar as funcionalidades do smartwatch, o dispositivo Android necessita de possuir o Bluetooth ativo, o que reduz também a autonomia deste.
O carregamento é efetuado a partir de uma ligação própria. Por este motivo, o cabo USB não utiliza um padrão universal, o que poderá complicar o processo de aquisição de um novo, no caso de o perder ou deste se danificar.
-> Conclusão
O Sony Smartwatch é um pequeno gadget que irá permitir facilitar certas tarefas rotineiras. Uma das principais utilizações que conseguimos verificar será para os desportistas, que poderão utilizar as funcionalidades do gadget para rentabilizar as suas atividades físicas.
Nos pontos negativos encontra-se o facto de necessitar de carregamentos constantes, na falta de fiabilidade do sensor de movimentos e no facto de o carregamento somente poder ser efetuado via uma ligação própria.
O Sony Smartwatch encontra-se disponível na loja online da Orange, em http://store.orange.com/pt/p_orange_product.aspx?i=228482 , por 92.55 euros.
Avaliação final
Qualidade:
Funcionalidades:
Preço:
Geral:
O TugaTech agradece à Orange pela disponibilidade do produto para teste.
Sobre a Orange:
A Orange é uma das principais operadoras de telecomunicações a nível mundial, com um volume de negócios de 43.500 milhões de euros em 2012 e 170.000 funcionários em todo o mundo a 31 de Março de 2013, incluindo 104.000 funcionários em França. Presente em 32 países, o Grupo possui uma base total de clientes de 230 milhões de clientes a 31 de Março de 2013, incluindo 172 milhões de clientes móveis e 15 milhões de clientes de Internet de banda larga (ADSL, fibra) em todo o mundo. A Orange é uma das principais operadoras da Europa de serviços móveis e de Internet de banda larga e é uma das líderes mundiais no fornecimento de serviços de telecomunicações a empresas multinacionais, com a marca Orange Business Services.
Com o seu projecto empresarial, “conquests 2015”, a Orange dirige-se simultaneamente aos seus funcionários, clientes e accionistas, bem como à sociedade onde a empresa opera, através de um conjunto de planos de acção concretos. Estes compromissos são expressos através de uma nova visão dos Recursos Humanos para funcionários; através da implementação de uma infra-estrutura de rede através da qual o Grupo irá construir o seu crescimento futuro; através da ambição do Grupo para oferecer uma experiência de cliente superior graças, em especial, à qualidade melhorada do serviço; e através da aceleração do desenvolvimento internacional.