1. TugaTech » Internet e Redes » Duvidas e Ajuda de Redes e Internet

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Nof

Avançado

A Ericsson e a Portugal Telecom estabeleceram um acordo de parceria para a virtualização de redes com base nas tecnologias Networks Function Virtualization (NFV) e Software Defined Network (SDN). 

A PT quer acelerar o processo de lançamento de novos serviços no mercado, com o recurso a virtualização de funções de rede. Como? Começamos a explicação com um exemplo.

 

Atualmente, são milhares os routers e set-top-boxes cujo software tem de ser regularmente atualizado para que a qualidade do serviço MEO seja garantida. Apesar de a operação ser assegurada remotamente pela PT, é necessário que essa atualização seja feita em cada um dos equipamentos instalado em casa dos clientes.

 

A vantagem é que com a adoção de funções de virtualização de rede, a PT poderá retirar parte desse software dos terminais e alojá-lo num data center passando a disponibilizá-lo de forma centralizada e virtual através da sua rede. Isto significa que o processo de gestão deste software é garantido a um nível superior, de forma centralizada, passando a ser muito mais simples e eficiente. 

 

A PT soma assim esta maior eficiência à crescente flexibilidade na gestão e controlo do serviço MEO, acelerando-se até o lançamento de novas funcionalidades. Com esta mudança, reduz-se a complexidade e a inteligência dos terminais, assim como se otimiza o custo para os clientes.

 

O mesmo é válido para muitas outras funções de rede que poderão vir a ser virtualizadas no futuro. O que a tecnologia Software Defined Network (SDN) vem garantir à PT é a capacidade para evoluir para um nível superior muitas das funções de controlo de rede hoje dispersas, fazendo-se assim uma gestão centralizada dos recursos de rede. 

 

A sua aplicação pode ir muito além da aplicação em data centers, permitindo racionalizar redes e sistemas, através de uma virtualização transversal desde o data center à infrastrutura de rede e aos sistemas de suporte à operação e ao negócio. 

 

Para Alfredo Baptista, CTO da Portugal Telecom, com esta aposta a PT garante “a otimização do desempenho das redes, a monetização acrescida dos serviços e a excelência na experiência por parte dos utilizadores”. 

 

Potencialidade da implementação das tecnologias NFV e SDN
A virtualização de rede é uma evolução tecnológica que vai transformar o atual paradigma da indústria de telecomunicações. A virtualização da rede é uma combinação da chamada Network Function Virtualization (NFV) e Software Defined Network (SDN). São duas tecnologias que se complementam, enquanto a NFV providencia suporte para as aplicações de rede, o SDN fornece a base para a conectividade de rede.

 

No âmbito do acordo assinado entre a PT e a Ericsson, vai ser desenvolvido um programa-piloto para implementação destas duas tecnologias na infraestrutura de rede da Portugal Telecom, liderado pela Direção de Planeamento e Implementação de Rede.

 

Este programa-piloto vai permitir analisar cenários de evolução e validação de soluções para virtualização de redes. Serão identificados os principais desafios tecnológicos e oportunidades associados à virtualização de redes, como por exemplo na área de fornecimento de serviços Quad-Play (ofertas integradas de telefonia fixa e móvel, IP TV e Internet) em Cloud.

 

A colaboração entre ambas as empresas inclui ainda a demonstração prática da viabilidade de programação de redes virtualizadas no atual ambiente dos serviços da Portugal Telecom, além da validação das plataformas Ericsson que suportam a visão de SDN para prestadores de serviços, nomeadamente a plataforma Smart Services Router (SSR).

Fonte: Portugal Teleocom

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech