1. TugaTech » Internet e Redes » Duvidas e Ajuda de Redes e Internet

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1 A Máquina do Tempo do SAPO já está no ar - em Qui 28 Nov 2013 - 16:24

Nof

Avançado

A Máquina do Tempo, lançada pelo SAPO, reúne 25 anos de arquivo noticioso nacional. Neste repositório online pode consultar 7 milhões de notícias e conhecer as personalidades que marcaram os últimos 25 anos.

 

Se julga que as máquinas do tempo são coisa do mundo da ficção desengane-se. A Máquina do Tempo é hoje lançada pelo SAPO, através do SAPO Labs, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). 

 

Esta nova Máquina do Tempo tem a vantagem de reunir num único repositório online milhões de notícias dos media em Portugal. Os utilizadores vão poder recuar 25 anos e consultar notícias da Lusa ou notícias dos meios mais seguidos do país, como os semanários Expresso e SOL, a revista Visão, o Diário Económico, a Rádio Renascença, a SIC, entre outros. Tudo isto à distância de um clique e disponível para todos os portugueses. 

 

Conheça já a nova Máquina do Tempo: Maquina do Tempo

 

Estamos a falar da reconstituição de uma linha do tempo que começa em 1987 e vai até ao ano 2010. No total são 7 milhões de notícias, 4 milhões das quais pertencem ao repositório da Lusa, que abordam os temas e as personalidades mais relevantes da história recente do país e do mundo.

Para além de poder pesquisar os nomes das personalidades, períodos ou momentos marcantes, o utilizador pode ainda consultar a cada dia, na homepage o top de personalidades mais noticiadas e analisar a sua rede de ligações pessoais. 

 

Através da análise automática dos nomes que são referidos nas notícias, a Máquina do Tempo mostra a forma como cada personalidade se encontra interligada com outras. Sempre que duas ou mais pessoas aparecem relacionadas na mesma notícia, é criada uma rede que acaba por refletir o papel e a importância que tiveram numa data em concreto e em dado acontecimento.

 

Este projeto vem reforçar o pioneirismo e a capacidade de inovação do SAPO, cultivando uma vez mais a aproximação já existente entre a universidade e a indústria, para a qual o SAPO – enquanto fábrica de conceção de novas ideias – tem vindo progressivamente e de forma sustentada a contribuir.

 

SAPO Labs – a rampa de lançamento da Máquina do Tempo
O SAPO Labs posiciona-se como parceiro de desenvolvimento e investigação, admitindo candidaturas de novos projetos ou a realização de parcerias com vista à exploração de projetos já existentes. Para além de facultar soluções de financiamento, o SAPO Labs permite usufruir do conjunto diversificado de recursos que o maior portal de Internet em Portugal agrega, desde a infraestrutura tecnológica, aos webservices, até às ferramentas de computação, com a vantagem da visibilidade e projeção que o SAPO, com 1 milhão de visitantes diários, alcança. 

 

O SAPO Labs consiste assim numa verdadeira incubadora de tecnologia e inovação, tendo já dado origem a inúmeros lançamentos, entre os quais, agora, a Máquina do Tempo, resultado de 5 anos de investigação. Uma autêntica viagem no tempo, a Máquina do Tempo enquadra-se na área de jornalismo computacional e traduz uma plataforma que visa facilitar o acesso a acontecimentos históricos e a notícias que simplifiquem rotinas de investigação.

Fonte: Portugal Telecom

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech