Boa noite !
Bem pessoal, isto é muito estranho, só consegui encontrar um caso idêntico na internet e mesmo esse já não encontro neste momento! Isto é o seguinte, eu tenho ligação por cabo no meu quarto, funciona as mil maravilhas, sem problemas, sem perdas nenhumas. No entanto ao fim de algumas horas /4, 5h, nao consigo ser mais preciso), a ligação simplesmente cai... É como se nada estivesse ligado ao computador! Aparece a cruzinha vermelha em baixo no sitio das ligações e posso desligar e voltar a ligar o cabo, posso esperar algum tempo que não consigo voltar a pôr a funcionar! Mas, se reiniciar o portátil o problema é imediatamente corrigido, a net volta a funcionar na perfeição mais uma valentes horas até cair, desaparecer outra vez e obrigar me a reiniciar o pc! Este problema começou a surgir anteontem, até lá não tinha tido qualquer problema! Pelo tipo de questão que é eu penso que se trata de algo a nível de software, mas não faço ideia como resolver isto! Agradecia desde já ajuda
cumprimentos
Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.
#1 Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Seg 17 Fev 2014 - 2:40
Versagö
Iniciante#2 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Seg 17 Fev 2014 - 13:40
DJPRMF
AdministradorBoas,
Bem vindo ao TugaTech.
Antes de tudo, possui as drivers da placa de rede instaladas? E são as mais recentes?
Qual é a placa de rede (ou, se for a da motherboard, qual é a mesma) ?
Cumps
#3 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Seg 17 Fev 2014 - 19:54
Versagö
InicianteDJPRMF escreveu:Boas,
Bem vindo ao TugaTech.
Antes de tudo, possui as drivers da placa de rede instaladas? E são as mais recentes?
Qual é a placa de rede (ou, se for a da motherboard, qual é a mesma) ?
Cumps
Boas! Obrigado
Sim estão instaladas e atualizadas!
A placa é a seguinte: Realtek RTL8102E/RTL8103E Family PCI-E Fast Ethernet NIC (NDIS 6.20)
eu penso que não será disso, porque ele funciona na perfeição durante umas horas, as vezes até deixo o portátil ligado e quando chego está a funcionar na perfeição, só passado umas horas de utilização é que simplesmente deixa de reconhecer o cabo, não da sinal nenhum! Note que isto só acontece com a internet por cabo, por wireless funciona na mesma! E assim que o portátil é reiniciado imediatamente o problema fica resolvido para mais umas horas
Será um malware? Obrigado
#4 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Seg 17 Fev 2014 - 21:45
DJPRMF
AdministradorConsegue testar o mesmo cabo/router, mas utilizando outro computador?
Em todo o caso, aceda às propriedades da placa de rede e indique o que aparece na aba "Avançadas". Deve ter algo similar a isto:
Verifique também a aba Gestão de Energia. Deve encontrar-se assim:
#5 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Ter 18 Fev 2014 - 14:41
Versagö
InicianteDJPRMF escreveu:Consegue testar o mesmo cabo/router, mas utilizando outro computador?
Em todo o caso, aceda às propriedades da placa de rede e indique o que aparece na aba "Avançadas". Deve ter algo similar a isto:
Formatei ontem o portátil! Pensei que fosse ficar resolvido de vez mas simplesmente voltou a acontecer o mesmo agora mesmo Mais uma vez reiniciei o pc e tudo ficou optimo
#6 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Ter 18 Fev 2014 - 14:56
Versagö
InicianteDJPRMF escreveu:
Reparei agora que na aba gestão de energia tinha o visto em "Permitir que o computador desative este dispostivo para poupar energia"... Já retirei o visto, poderia ser este o problema? É que como nunca mexi em nada, o visto deve ter estado sempre nesta opção e eu nunca tinha tido problemas ...
#7 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Ter 18 Fev 2014 - 15:09
Versagö
InicianteAfinal não... Voltou a acontecer... Quando isto acontece a eu vou ao centro de Rede e Partilha e a placa desaparece mesmo. O que não era suposto. Por isso penso que se deve tratar de um mau contacto na mesma
#8 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Ter 18 Fev 2014 - 15:20
DJPRMF
AdministradorQuando o problema voltar a acontecer, verifique se no Gestor de dispositivos aparece algum componente "desconhecido".
Suponho que não "mexa" no computador, para alem do reiniciar, certo? Se fosse um problema de contacto da placa o reinicio não solucionava. Aparenta ser algo relativo ao software ou, em ultimo caso, algo na própria placa (mas não mau contacto).
Verifique igualmente o que indiquei na mensagem anterior.
#9 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Ter 18 Fev 2014 - 15:34
Versagö
InicianteDJPRMF escreveu:Quando o problema voltar a acontecer, verifique se no Gestor de dispositivos aparece algum componente "desconhecido".
Suponho que não "mexa" no computador, para alem do reiniciar, certo? Se fosse um problema de contacto da placa o reinicio não solucionava. Aparenta ser algo relativo ao software ou, em ultimo caso, algo na própria placa (mas não mau contacto).
Verifique igualmente o que indiquei na mensagem anterior.
Sim, apenas o reinicio e tudo fica bem! Quando o problema acontece, simplesmente a placa desaparece! É como se não existisse. Aparece apenas a ligação de rede sem fios (Atheros....).
Peço desculpa mas verifico o que? Já retirei o visto da Gestão de Energia, mas em relação às definições da aba "Avançadas" não sei o que verificar ao certo :/
#10 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Ter 18 Fev 2014 - 15:40
DJPRMF
AdministradorAceda ao "Computador" -> Gerir -> Gestor de dispositivos:
Verifique se a placa de rede se encontra nessa lista quando estiver a verificar o problema.
#11 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Ter 18 Fev 2014 - 15:47
Versagö
InicianteDJPRMF escreveu:Aceda ao "Computador" -> Gerir -> Gestor de dispositivos:
Verifique se a placa de rede se encontra nessa lista quando estiver a verificar o problema.
Tenho quase a certeza que quando acontece o problema a placa desaparece desta lista! 99% de certeza! Mas assim que acontecer outra vez, eu venho aqui confirmar
Muito obrigado desde já
#12 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Ter 18 Fev 2014 - 20:25
Versagö
InicianteDJPRMF escreveu:Aceda ao "Computador" -> Gerir -> Gestor de dispositivos:
Confirma-se, assim que surge o problema a placa desaparece desta lista! Desaparece mesmo! No local das placas de rede continua a aparecer a Atheros referente ao wi.fi, mas a placa de rede NIC Realtek desaparece mesmo! Não consigo perceber mesmo o que se pode passar! Até já formatei o portátil!
#13 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Ter 18 Fev 2014 - 23:37
DJPRMF
AdministradorNesse caso, muito possivelmente, é um problema da propria placa.
Numa ultima tentativa, está a instalar as drivers mais recentes, correcto? E essas são destinadas à versão do sistema operativo que utiliza?
Se estiverem disponíveis, tente instalar as versões anteriores das drivers.
#14 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Qua 19 Fev 2014 - 13:28
Versagö
InicianteDJPRMF escreveu:Nesse caso, muito possivelmente, é um problema da propria placa.
Numa ultima tentativa, está a instalar as drivers mais recentes, correcto? E essas são destinadas à versão do sistema operativo que utiliza?
Se estiverem disponíveis, tente instalar as versões anteriores das drivers.
Já tentei as versões mais antigas e as atuais, o problema é o mesmo! :/ Outra coisa que reparei é que o pc pode ficar dois dias ligado que o problema não surge, porque eu deixo programas como TeamSpeak aberto e nunca dou disconnect, ou seja o problema só surge se eu estiver efetivamente a fazer alguma acção no portátil!
#15 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Qua 19 Fev 2014 - 13:58
DJPRMF
AdministradorO problema surgiu após ter realizado alguma tarefa especifica? Ou, em alturas anteriores a ter começado a verificar as falhas, efectuou alguma acção no sistema ou no proprio portatil?
#16 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Qua 19 Fev 2014 - 18:01
Versagö
InicianteDJPRMF escreveu:O problema surgiu após ter realizado alguma tarefa especifica? Ou, em alturas anteriores a ter começado a verificar as falhas, efectuou alguma acção no sistema ou no proprio portatil?
Pois não me consigo lembrar... Coloquei uma pen que não era minha (de um familiar) e tenho ideia que foi mais ou menos a partir daí que surgiu o meu problema! E a partir desse momento o meu Mozilla Firefox até começou a ficar muito "estranho", parecia sempre "bugado" o que até me levou a ter que reinstala lo! Daí eu achar que pode ser um malware a criar me este problema! Mas eu até já formatei o pc portanto.....
#17 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Qua 19 Fev 2014 - 18:09
DJPRMF
AdministradorPelo sim, pelo não, instale um antivírus e efectue uma verificação do sistema por virus.
Utilize também o malwarebytes para detectar potenciais malwares.
#18 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Qua 19 Fev 2014 - 18:10
Versagö
InicianteDJPRMF escreveu:Pelo sim, pelo não, instale um antivírus e efectue uma verificação do sistema por virus.
Utilize também o malwarebytes para detectar potenciais malwares.
Sim já o fiz... Foi a primeira coisa. Detectou alguns malwares, eliminei-os mas não resolveu a questão...
#19 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Qua 19 Fev 2014 - 18:25
DJPRMF
AdministradorDetectou malwares depois da formatação?
#20 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Qua 19 Fev 2014 - 18:45
Versagö
InicianteDJPRMF escreveu:Detectou malwares depois da formatação?
Não foi imediatamente a seguir... foi depois de alguns downloads
#21 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Qua 19 Fev 2014 - 19:32
DJPRMF
AdministradorDepois de alguns downloads? Não é normal, num sistema formatado, existirem malwares.
Suponho que os downloads efectuados tenham sido de conteúdo seguro, certo?
#22 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Qua 19 Fev 2014 - 20:34
Versagö
InicianteDJPRMF escreveu:Depois de alguns downloads? Não é normal, num sistema formatado, existirem malwares.
Suponho que os downloads efectuados tenham sido de conteúdo seguro, certo?
Sim.. Coisas básicas como Mozilla, TeamSpeak, utorrent, CCleaner, um jogo (League of Legends: é free e seguro) os antivirus e o Microsoft Office via torrent.. E claro as drivers da placa gráfica
#23 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Qua 19 Fev 2014 - 20:38
DJPRMF
AdministradorEsse "Microsoft Office via torrent" é relativo quanto à segurança.
No entanto, de que tipo de malware estamos a falar? Consegue apresentar o resultado das pesquisas efectuadas?
Não sei se foi o que realizou, mas recomendo que teste a ligação sem qualquer programa "extra" instalado para além das drivers regulares, após a formatação do sistema.
#24 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Qua 19 Fev 2014 - 20:46
Versagö
InicianteDJPRMF escreveu:Esse "Microsoft Office via torrent" é relativo quanto à segurança.
No entanto, de que tipo de malware estamos a falar? Consegue apresentar o resultado das pesquisas efectuadas?
Não sei se foi o que realizou, mas recomendo que teste a ligação sem qualquer programa "extra" instalado para além das drivers regulares, após a formatação do sistema.
Pois eu sei que é relativo em relação à segurança, por isso o mencionei individualmente :p
Não, não tenho como voltar a ver qual era o tipo de malware e também não prestei muita atenção :/ Vou correr outra vez o Malwarebytes
#25 Re: Ligação por cabo cai passado umas horas ligada - Qui 20 Fev 2014 - 0:40
Versagö
InicianteCorri o malwarebytes identificou alguns objectos "infectados" mas não os diz para eliminar... Era um programa que não sei como tinha instalado se quer! "SenseLive"
Em relação a internet por cabo, tee o dia todo ligado e sem dar problemas entretanto agora a noite, só no espaço de 1h foi duas vezes abaixo! :/ parece que nunca conseguirei resolver isto
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos