1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

Huawei Ascend G610

 

Recentemente a Huawei apresentou no mercado nacional o novo Ascend G610. Este equipamento promete ser um modelo Dual-SIM de desempenho e com um preço em conta.

Aqui no TugaTech vamos rever alguns dos pontos mais importantes deste equipamento.

 

> Especificações

 

O Huawei Ascend G610 possui um ecrã de 5 polegadas, com uma resolução de 960 x 540 pixels, um processador Quad-Core MT6589M A7 a 1.2GHz, 1GB de RAM, 4GB de armazenamento interno, uma câmara traseira de 5 MP e uma frontal de 0.3MP, uma bateria de 2150 mAh e o sistema Android 4.2. Suporta ainda cartões MicroSD até 32GB.

 

A nível das especificações, estas encontram-se dentro do normal para um equipamento desta gama. O processador Quad-Core, como veremos em seguida, providencia um desempenho aceitável.

Conjuga-se ainda uma bateria de 2150mAh, que possibilita uma autonomia de 150 horas em espera, o que não é excelente, mas é aceitável para um equipamento dual-SIM.

 

> Unboxing

 

Poderá visualizar em seguida o unboxing do equipamento:

 

 

> Design e qualidade de construção

 

O primeiro impacto ao pegarmos no Ascend G610 encontra-se no seu tamanho. Apesar de não possuir o tamanho de um phablet, ainda assim é um pouco grande para a média. A estrutura de plástico posterior e o painel frontal dão uma sensação de qualidade, mesmo tratando-se de um equipamento mais barato que alguns concorrentes.

 

 

O G610 possui uma altura de 142mm, uma largura de 73,6mm e uma espessura de 9,9mm. O peso situa-se nos 170 gramas.

 

 

O ecrã IPS LCD de 5 polegadas possui uma boa qualidade e apresenta um amplo ângulo de visão.

Na parte superior do painel frontal encontramos o altifalante frontal, que se encontra localizado junto à estrutura exterior, demonstrando a atenção a Huawei nos detalhes. É ainda visível o logo da Huawei e a câmara frontal. Existe ainda um pequeno sensor de iluminação e o LED, mas tendo em conta a cor escura da estrutura ficam ocultos sobre a mesma.

 

 

No topo encontramos igualmente a entrada para os auscultadores 3.5mm. Já na parte inferior encontramos os botões tradicionais, sensíveis ao toque, o microfone e a entrada USB.

 

Na parte posterior encontramos o microfone traseiro, a câmara traseira de 5MP, o flash LED, o logotipo da Huawei imediatamente por debaixo deste e o altifalante na parte inferior esquerda.

 

Removendo o painel posterior encontramos as entradas para os dois cartões SIM, o compartimento da bateria e a entrada para o cartão MicroSD.

Podermos igualmente verificar em mais detalhe a câmara traseira.

 

> Interface / Sistema operativo

 

A Huawei continua a apostar na sua interface EmotionUI. Por padrão, o G610 possui o sistema operativo Android Jelly Bean 4.2.1.

 

A interface EmotionUI possibilita um acesso rápido aos principais programas, sem grandes animações e efeitos, como se encontraria na interface regular do Android.

Em todo o caso, dependendo do utilizador, pode sempre ser instalado um launcher de terceiros e personalizado consoante o gosto.

 

 

O G610 possui 4GB de memoria interna, no entanto, como é habitual, nem todo o espaço pode ser utilizado.

Depois de instaladas as aplicações da empresa e algumas de terceiros fica disponível apenas cerca de 1.8GB.

 

 

A compatibilidade com cartões até 32GB possibilita que estes sejam utilizados para alargar a falta de memória interna.

 

> Desempenho

 

O Huawei Ascend G610 possui um processador quad-core a 1.2GHz, juntamente com 1GB de RAM. Estas características apontam imediatamente para um bom desempenho. Não existem atrasos (lag) na navegação pelos ecrãs da interface, assim como na abertura de programas ou utilização de várias aplicações ao mesmo tempo.

 

Utilizando a aplicação AnTuTu, obtemos os respeitáveis 13396 pontos, ficando acima do Samsung Galaxy S2 e próximo do Google Nexus 4.

 

Um bom desempenho geral para a maioria das aplicações e jogos.

 

A bateria de 2150mAh, segundo a Huawei, promete cerca de 150 horas em espera e 180 minutos em conversação. Esta autonomia varia, no entanto, consoante a utilização de cada pessoa. Nos nosso testes, com uma utilização regular, conseguimos obter perfeitamente os valores estimados pela Huawei.

 

> Câmara – Fotos e vídeo

 

O Ascend G610 possui uma câmara traseira de 5MP, em conjunto com um flash LED, e uma câmara frontal de 0.3MP.

 

A câmara principal apresenta imagens com cores e texturas vivas. A qualidade é relativamente boa para uma câmara de 5MP. Isto aplica-se tanto a imagens ao perto (macro) como quando utilizado o zoom, embora neste último seja sempre visível algum ruido.

 

(Clique para ver em tamanho original)

 

As fotos tiradas em ambientes de pouca luz, utilizando o flash, também são razoáveis em objetos próximos, mas com pouca qualidade nos detalhes de objetos mais afastados da fonte.

 

(Clique para ver no tamanho original)

 

Por fim, a gravação de vídeos também é razoável. É possível gravar vídeos com uma resolução 720p. A qualidade final é aceitável, no entanto é audível o som do sistema de auto foco da câmara durante a filmagem, principalmente na gravação de objetos próximos.

Um dos fatores a contribuir para este problema encontra-se na localização próxima do microfone traseiro, utilizado na gravação de vídeos, junto da câmara.

 

 

 

Por fim, a câmara frontal apresenta uma baixa qualidade, com cores esbatidas e bastante ruido. Este poderá dever-se tanto ao software como à própria qualidade da câmara.

 

> Conclusão

 

Comparando o Huawei Ascend G610 com outros equipamentos Dual-SIM dentro da mesma gama de preços (cerca de 190 euros), é uma excelente alternativa, aliando qualidade com o desempenho, e um grande ecrã de 5 polegadas.

 

A Huawei encontrou uma forma de aliciar os utilizadores de equipamentos dual-SIM de topo sem sacrificar em certos pontos, como no desempenho. E isto englobando um preço final perfeitamente acessível.

 

No mercado nacional, no que respeita a equipamentos dual-SIM, as alternativas são reduzidas. Uma das principais é a Samsung, mas sacrifica em ambos pontos fundamentais: a relação preço/qualidade/desempenho. O Huawei Ascend G610 consegue assimilar essa relação na perfeição.

 

O TugaTech agradece à Huawei pela disponibilidade do produto para teste.
 
A Huawei (nome oficial: Huawei Technologies Co. Ltd.) é uma empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações sediada na cidade de Shenzhen, localizada na província de Guangdong, na China. Ela é a maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações da China e a segunda maior do mundo, atrás apenas da Ericsson.
 
A Huawei foi fundada em 1988 por Ren Zhengfei e é uma empresa proprietária. Suas atividades principais são pesquisa e desenvolvimento, a produção e o marketing de equipamentos de telecomunicações, e o fornecimento de serviços personalizados de rede a operadoras de telecomunicações.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech