1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Daniel Mendes

Super-membro
Daniel Mendes

Boas,

 

Estou aqui com um problema. Liguei um segundo disco ao computador na ficha SATA com a alimentação ao disco, os dois estando iguais e configurei na BIOS para que o PC arrancasse pelo novo disco que coloquei no PC e ele apenas arranca pelo antigo e não me deixa arrancar pelo novo mesmo com as configs "obrigando" ele a ser um disco secundário ou "bloquear o acesso" dele entrar na sequência do boot.

 

Pensei em alterar a letra do meu antigo disco para uma ao calhas e o novo disco para a letra C mas o atual C dá-me erro ao alterar, talvez por estar em uso!

 

Ambos os discos não têm jumpers portanto não consigo colocar como master ou slaver pelo menos na parte física! Será que na parte "software" com algum programa o consigo fazer?

Ambos os discos têm o Windows 7 instalados e se tirar o disco antigo consigo arrancar pelo disco novo, ou seja, problema do disco não será.

 

https://2img.net/h/s8.postimg.cc/rpvd19y2d/cats.jpg [ C é o disco antigo, W é o disco novo, S é a segunda partição do C ]

 

Obrigado desde já



Última edição por Daniel Mendes em Qua 2 Jul 2014 - 0:12, editado 1 vez(es)

http://www.dusttbox.com https://www.facebook.com/www.facebook.com/zerokj skkzero

Aprendiz

Avançado
Aprendiz

Foi uma boa decisão a de renomear o disco. Serem ambos identificados pela mesma letra iria causar problemas.

 

Antes de seguir as minhas instruções seguintes por favor volte a colocar a sequência de boot como estava antes de ter tentado resolver o problema sozinho e ligue os dois discos em simultâneo.

A minha recomendação é que instale a versão mais recente do EasyBCD no disco que arranca por defeito (o EasyBCD é gratuito). 

Uma vez instalado, vamos a BCD Deployment -> Install the Windows Vista/7 bootloader to the MBR -> Write MBR. Verifique que esta operação foi bem sucedida antes de continuar. Reinicie o computador e verifique se tudo aparenta estar bem.

Agora, adicionamos a opção de ligar o disco secundário no menu Add New Entry -> Operating Systems -> Windows 7. Na opção Drive, escolha a letra associada ao disco secundário, e em Name dê um nome distinto ao nome, para que no passo seguinte consiga distinguir os dois sistemas operativos (Por exemplo, chame "Windows 7 Principal" ao disco que quer que arranque por defeito).

Novamente, verifique que a operação foi concluída com sucesso e reinicie o computador.

 

Por último iremos corrigir o disco que arranca por defeito. Abrimos novamente o EasyBCD e acedemos ao menu Edit Boot Menu. Deverão estar listados os dois sistemas operativos, e apenas um terá marcado "Default". O sistema operativo com essa opção seleccionada será o que arrancará por defeito. Por esta altura já deverá saber o que fazer... Smile

Falta só mais uma coisa. Em Time out Options, escolha escolha Count Down From e escolha algo como 10 segundos. Se seleccionar Skip the boot menu arrancará automaticamente para o disco pré-definido, e se escolher Wait for user selection o computador esperará até que escolha manualmente uma das opções para carregar o sistema operativo.

Clique em Save Settings para gravar as opções e tudo deverá estar a funcionar como pretende.

 

Resultado Final:

Opção de arrancar cada um dos sistemas operativos com o que deseja já pré-definido. Se não seleccionar nada, em 10 segundos será escolhido o principal. Os segundos alteram-se em Edit Boot Menu -> Time Out Options -> Count Down From.

 

Nota importante:

Sempre que realizar operações deste tipo de importância deverá sempre salvaguardar a sua informação caso ocorra algum erro durante a execução do EasyBCD. Caso isso aconteça (extremamente improvável...), ter um DVD com uma distribuição Linux dá jeito Razz



Última edição por Aprendiz em Ter 1 Jul 2014 - 10:45, editado 1 vez(es)

http://goncalotomas.com

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Boas,

 

Vamos então por partes.

Antes de tudo, qual é o sistema que pretende utilizar? O do disco antigo ou o do novo?

 

E consegue aceder aos dados do disco? Uma vez que este está a ser detectado pelo sistema (como demonstra na imagem) deve conseguir aceder aos dados.

 

Por fim, não percebi muito bem a sua mensagem. Configurou a BIOS para arrancar primeiro pelo disco que pretende? Se pretende arrancar pelo disco novo não o deve colocar como "secundário"..

 

(Ups, o "Aprendiz" adiantou-se primeiro. Razz  Siga também o referido pelo mesmo)


____________________________________________

[Resolvido] 2 HDD's - Master/Slave - Não consigo escolher disco Tugatechuserbar
[Resolvido] 2 HDD's - Master/Slave - Não consigo escolher disco 3
[Resolvido] 2 HDD's - Master/Slave - Não consigo escolher disco 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Daniel Mendes

Super-membro
Daniel Mendes

Aprendiz, antes de mais obrigado pela elaborada resposta.

 

Não funcionou da forma que disseste, deixo aqui o "log":

There is one entry in the Windows bootloader.

 

Default: MS Win7 New
Timeout: 5 seconds
Boot Drive: W:\

 

Entry #1
Name: MS Win7 New
BCD ID: {default}
Drive: W:\
Bootloader Path: \Windows\system32\winload.exe

Fiz tudo como disseste no tópico e nada feito, continua a arrancar pelo disco antigo.


Fui depois de tudo novamente à BIOS alterar a sequência de boot a ver se fazia alguma diferença e nada feito.


 


 DJPRMF,


 


Eu pretendo utilizar o disco novo (Seagate 320GB) para ter o Windows 7 e um ou outro jogo e o disco antigo (Samsung 500GB) para guardar as minhas coisas pois já é um disco antigo e já anda um bocado lento.


Ambos têm o Windows 7.


Se eu desligar o disco antigo das fichas e ter apenas o disco novo ligado eu consigo aceder a ele normalmente e ambos estão a ser detectados pelo sistema, tanto que na sequência de boot aparece lá o nome "ST332" que é o modelo do disco e nos menus CMOS também aparece o SATA1 e o SATA2, ambos os discos ligados.


Por último, dentro da BIOS tentei de tudo para ele arrancar pelo ST332 e ele arranca sempre pelo outro disco. Deixei também o disco ST332 nas 3 entradas boot e ativei a opção "não arrancar por outro dispositivo" e ele continua a entrar no disco antigo.


 


Não sei mais o que fazer, já tentei de tudo blush

http://www.dusttbox.com https://www.facebook.com/www.facebook.com/zerokj skkzero

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

E necessita do sistema presente no disco antigo? Se não, e até é o recomendado, deverá formata-lo...


____________________________________________

[Resolvido] 2 HDD's - Master/Slave - Não consigo escolher disco Tugatechuserbar
[Resolvido] 2 HDD's - Master/Slave - Não consigo escolher disco 3
[Resolvido] 2 HDD's - Master/Slave - Não consigo escolher disco 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Daniel Mendes

Super-membro
Daniel Mendes

Boas,

 

De tantas opções que tive, apenas funcionou a última que tinha previsto fazer que era deixar o cabo da alimentação do disco antigo ligado no POST e logo de seguida, depois de arrancado o sistema operativo pelo disco novo, colocar o SATA no disco velho, ai ele arrancou pelo novo e consegui o que queria.

 

No entando, no boot do computador aparece lá os nomes dos dois discos que eu tinha feito com o programa que o Aprendiz falou.

 

Obrigado a todos!

http://www.dusttbox.com https://www.facebook.com/www.facebook.com/zerokj skkzero

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech