Caro Pedro, acho que não percebeste muito bem o que eu quis dizer no outro dia.
Screen Tearing, é um artefacto visual, que cria uma imagem quebrada, e que ocorre quando as imagens processadas pela GPU são superiores à “taxa de refrescamento” do monitor.
Ex: Se a GPU processar a 75 imagens por segundo (ou seja a 75HZ ou 75fps), e o monitor tiver uma taxa de refrescamento de 60 imagens por segundo (ou 60Hz), isso significa que em cada ciclo de refrescamento o monitor irá apresentar 1 fotograma completo mais 1/4 de fotograma, e os 3/4 do fotograma em falta apenas serão apresentados no ciclo de refrescamento seguinte do monitor.
Logo, só irás notar screen tearing quando houver movimento no ecrã e nunca numa imagem fixa.
Ex: se moveres rapidamente uma janela do Windows de um lado para o outro e notares uma quebra horizontal na imagem isso é screen tearing, mas se não mexeres na janela aí já não vais notar qualquer quebra, pois a imagem que é processada a seguir é igual à anterior. Logo como vês, isto não é um fenómeno exclusivo dos jogos. É é mais evidentes quando se está a jogar jogos de computador.
Para se solucionar o problema, usa-se uma técnica chamada V-Sync , que força a GPU a processar, o mesmo numero de imagens que o monitor consegue mostrar em cada ciclo de refrescamento. Ou seja, no exemplo de cima, a GPU seria forçada a processar cada fotograma à velocidade de 60 imagens por segundo, isto é 1 fotograma por cada ciclo de refrescamento do monitor
O tearing também pode ocorrer noutras situações, por exemplo, quando capturas uma imagem em movimento do monitor e a exportas para um formato de vídeo incorrecto, ou se usares uma câmara de video para fazer a captura.... isto faz-te lembrar alguma coisa?
Por isso atenção, que eu não disse que o problema era Screen Tearing. Tendo em conta que é um problema comum, o que eu disse é que podia ser,
Logo, depois de tudo o que nos reportas-te até agora, já te posso dizer com segurança que o teu problema não tem nada a ver com screen tearing.
Agora dizes que fizeste overcloacking? Mas isso já muda tudo!
Mas fizeste overcloacking ao quê? Ao CPU, à GPU, às Rams, ao SSD? Tens de ser mais específico.
Eu não quero estar a ser mauzinho, mas tendo em conta a lista de problemas que nos reportas-te até agora, tenho dúvidas que saibas o que estás a fazer.... mas tu é que sabes da tua vida.