E se eu pudesse proteger o meio ambiente a cada pesquisa que faço?
Nos últimos 50 anos, metade da floresta tropical foi derrubada. Anualmente, uma área de floresta tropical equivalente à Inglaterra é cortada. São números impressionantes, principalmente se tivermos em conta que estamos a falar do mais antigo e também mais importante ecossistema terrestre.
A desflorestação e as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera estão intimamente ligadas. A desflorestação é responsável por 20% das emissões anuais de CO2 e uma redução na quantidade de árvores implica uma redução na fixação deste gás com efeito de estufa a nível global (responsável pelas alterações climáticas).
É assim que surge Ecosia, uma empresa, praticamente sem fins lucrativos, que oferece ao utilizador o motor de busca “mais amigo do ambiente”. Este motor de busca é resultado de uma parceria entre a Yahoo!, o Bing e a WWF (World Wide Fund). Posto isto, o que torna este motor de busca tão especial?
Como sabe, os motores de busca geram lucros mediante os cliques nas hiperligações patrocinadas. Este não é excepção. Contudo, em vez de “encher os bolsos dos seus investidores”, como acontece com a Google, da percentagem de lucro que chega à organização, 20% é empregue na manutenção do website, nas despesas com funcionários e servidores e em marketing, enquanto 80% do lucro é doado à WWF, para o seu programa de protecção da floresta tropical, que actua no Parque Nacional de Juruena (Brasil), na floresta da Amazónia, com protecção da floresta tropical e formação da população da região. Cada pesquisa permite proteger, em média, 2 m2 de floresta tropical.
O Ecosia faz pesquisas recorrendo aos seus próprios servidores e aos servidores da Bing e da Yahoo!. Estes últimos são apenas utilizados para gerar resultados, sendo que são os servidores próprios, que trabalham com energia renovável proveniente da Greenpeace Energy, que processam os resultados. Mesmo que não clique nos links patrocinados, a emissão de CO2 é inferior ao que acontece nos restantes motores de busca e o balanço global de CO2 é bastante positivo.
Outro ponto forte do motor de busca é a privacidade. Contrariamente a outros motores de busca, não há análise do perfil do utilizador e os dados são apenas guardados durante 48 horas, para determinar se houve pesquisas fraudulentas. Pode ainda instalar um add-on no seu browser para ver quanta floresta tropical já protegeu.
Cerca de 2% das pesquisas pelo Ecosia levam a cliques em hiperligações patrocinadas. Assim, em média, cada pesquisa leva a um lucro da empresa de 0,13 €, o que permite proteger 2 m2 de floresta tropical.
Comprovativos dos pagamentos: Ecosia Donations
Desde o início do programa, já foram protegidos 188,839,420 m² de floresta, tendo sido doados quase 120 mil euros.
Estatísticas: Ecosia Statistics
É de salientar que o motor de busca já se encontra disponível em Português de Portugal e em Português do Brasil, contudo, devido às baixas quantidades de pesquisas registadas em Portugal e no Brasil, ainda não adicionaram hiperligações patrocinadas. Vamos aumentar estas estatísticas e trazer os links patrocinados para a língua portuguesa?
Por ano, cada um de nós pode poupar 2000 m2 de floresta. Todos juntos, podemos fazer a diferença. Partilha!
Fonte: pplware.sapo.pt