1. TugaTech » Hardware » Portáteis
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

emanuelft10

Avançado

Boas!! Smile

 

Há cerca de mês e meio abri o meu portátil, limpei-o ao máximo e troquei pasta térmica. No entanto, este procedimento é demorado e não é tão fácil assim, pois o meu portátil é dos "chatinhos" e eu também não sou muito experiente e vou fazendo as coisas com cuidado e com o máximo pormenor para não danificar nada.

 

No entanto, fazer isto muito regularmente não é mesmo nada prático. E já li muita coisa e muitos métodos de manutenção regular do portátil. Mas gostaria de confirmar algumas coisas e ouvir outras opiniões.

 

Para evitar a acumulação de pó eu gostaria de limpa-lo todos os meses (até acho que é isso o recomendado não é?), mas lá está, é impensável estar a abri-lo mensalmente ehehe. Assim sendo, qual o melhor método?

 

Deitar ar comprimido na saída de ar é suficiente? Li isto em muitos lados, mas faz-me certa confusão! Pois assim estaremos a empurrar o pó para dentro do portátil, espalhando-se sobre os outros componentes. Ou estou errado?

 

Também julgo ter lido que se deve segurar com um palito/lápis a ventoínha. Mas como é que se faz isso se tem o dissipador antes da ventoínha? Pelo menos no meu portátil nao consigo chegar à ventoínha "por fora". Pois ao deitar ar comprimido ela vai rodar e se for em sentido contrário pode estragar não é?

 

Por isso é que estou a perguntar tudo isto antes de fazer asneiras.. Pois quero evitar aquela acumulação gigantesca de pó, e o barulho/aumento de temperaturas. E ano a ano devo fazer uma limpeza mais a fundo, abrindo o computador e até trocar a pasta térmica se for necessário.

 

Cumprimentos.

 

Conectado

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Boas,

 

Antes de tudo, a limpeza deve ser realizada primeiro no ambiente onde utiliza o portatil. Pó existe sempre, mas se vai utilizar o portatil num ambiente "condensado" em "lixo", então mais dificil é manter uma boa limpeza regular. Smile

 

Não é necessário desmontar completamente o portatil para realizar a limpeza. Sim, este processo deve ser efectuado regularmente, mas eu recomendaria algo como a cada 6 meses ou uma vez por ano.

A limpeza mensal pode perfeitamente ser realizada com uma lata de ar comprimido e um aspirador.

 

Um portatil deve possuir mais do que uma entrada/saída de ar. Quando coloca o ar numa dessas entradas, o mesmo deve sair por outra. As vezes até pode sair pela mesma onde colocou o ar (cria como que um pequeno "ciclo" no sistema de refrigeração e o pó volta para trás) .

O objectivo também não é tirar todo o pó que se encontra no sistema. O ar comprimido serve mais para soltar as partículas maiores que se encontrem presas nos componentes e, desta forma, facilitar a sua remoção. A primeira vez que coloca ar comprimido solta as particular e a segunda retira-as dos componentes.

 

Depois, o sistema de refrigeração também deve ser um pouco "fechado". Ou seja, o pó dificilmente deverá alastrar-se para outras áreas.

 

Quanto à ventoinha, é recomendado que a segure para evitar que esta rode mais depressa do que o pretendido. Na impossibilidade de a segurar fisicamente, bastará que tenha mais cuidado a aplicar o ar comprimido. Seja mais cuidadoso e, invés de ficar a carregar durante vários segundos, opte antes por realizar a mesma tarefa de forma intermitente. 

Se a ventoinha rodar um pouco mais depressa do que o normal também não é um problema imediato. Alias, até é recomendado que esta rode um pouco mais depressa do que o normal, para ajudar a retirar o pó que se encontre acumulado junto a esta.

 

Resumindo:

Limpeza a fundo: A cada 6 meses ou uma vez por ano

Limpeza regular: Ar comprimido a cada mês ou de 2 em 2 meses...


____________________________________________

Dúvida na limpeza/manutenção do portátil Tugatechuserbar
Dúvida na limpeza/manutenção do portátil 3
Dúvida na limpeza/manutenção do portátil 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

emanuelft10

Avançado
Muito obrigado pela resposta tão completa!
Só me resta uma dúvida: em relação à direcção da ventoinha? Não há problema se rodar no sentido contrário? Devo ter isso em atenção?

E a segunda saída de ar, onde se encontra normalmente? Por baixo, na base do portátil?

Conectado

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Em principio não deverá ter problemas, mas é sempre recomendado rodar no sentido "natural" para o funcionamento.

Digo isto no caso de ter cuidado na limpeza, como referi anteriormente. Porque se for "à pressa" é provável que possa ter problemas...

 

Quanto à segunda saída de ar, depende do portatil. Pode ficar na base ou na parte posterior. Ou até pode nem ter (embora seja raro).

Somente verificando. Esta deve ser bem visível. Smile


____________________________________________

Dúvida na limpeza/manutenção do portátil Tugatechuserbar
Dúvida na limpeza/manutenção do portátil 3
Dúvida na limpeza/manutenção do portátil 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech