1. TugaTech » Hardware » Portáteis
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Escolha de um Portátil Empty Escolha de um Portátil - Qui 11 Dez 2014 - 19:34

emanuelft10

Avançado

Boas,

 

Estou a tentar ajudar um amigo a comprar um computador portátil, pois tem apenas um orçamento de 500€. No entanto não joga no PC nem utiliza programas muito pesados. Basicamente é um pc para levar para a universidade, pesquisas intensivas de internet e muito office. Procura também um que seja bastante leve! 15.6" e um requisito obrigatório e tablets/hibridos está fora de questão principalmente por causa do tamanho também.

 

Estou com algumas dúvidas em relação a alguns modelos e a algumas opções. Vou colocar por ordem:

 

Asus X555LD - para mim a melhor marca, componentes de qualidade, ótima construção e design apelativo. No entanto é o que tem piores caracteristicas da lista. A sua potente 820M não terá muita importancia pois nao será usado para jogos. O processador é um i3 de 4ª geração e com apenas 4GB de RAM.

 

  HP 15-B113SP - os HP com que tive contacto, mesmo da gama L50 com i7 4ª geração sofriam bastante com a temperatura e má construção. Este modelo não conheço.. no entanto tem um i5 3ª geração, 6GB de RAM e a 630M que é mais que suficiente. Considero um sistema bastante equilibrado.

 

 HP 15-G023NP - geralmente sou um bocado "preconceituoso" e só olho para intel. Mas para este orçamento talvez faça sentido olhar para um AMD também. Não conheço este processador A8-6410. Pode-se equiparar ao i5 3337U ? Se sim, talvez seja uma melhor opção, pois tem 8GB de RAM (embora as 6GB sejam mais que suficientes).

 

 ACER E5-571-31XV - Aqui está a minha maior dúvida!! Acham que se comprar este Acer com i3 4005U e 4GB de RAM (não sei qual é a gráfica) e pegar nos 100€ restantes e comprar um SSD de 256GB (crucial MX 100 ou Samsung 840 EVO) iria ter um sistema melhor para a utilização pretendida?

 

 

Basicamente, estou inclinado para aquele HP da 2ª Opção com o i5. No entanto, será que o i3 4ª geração com um SSD não iria ter um melhor desempenho? E as 4GB deveriam ser suficientes, contra as 6GB do HP (sendo que a RAM é a parte mais barata de mudar num portátil..)

 

Opiniões precisam-se pf!! Very Happy

#2Escolha de um Portátil Empty Re: Escolha de um Portátil - Qui 11 Dez 2014 - 23:48

emanuelft10

Avançado

Só para fazer um "update", sugeri esticar um pouco o orçamento e optar por  isto. Ficará melhor servido em tudo, melhor processador, 6GB de RAM e com a 820M.

 

Julgo que valerá bem a pena o aumento do orçamento Smile Mais tarde poderá equacionar a troca do HDD por um SSD.

 

Pois embora a solução do Acer de 400€ + SDD fosse apetecível pela rapidez e fluidez que o sistema iria ganhar, seria sempre um i3-U, relativamente antigo e de certa forma iria condicionar a tarefas mais pesadas que se possam querer fazer num futuro. Estarei errado ?

 

 

EDIT: sei que o nossoAdmin DJPRMF ja teve problemas com a redcoon, mas apenas indiquei esse link como referência para o preço mais baixo. Em principio o portátil seria comprado numa loja de informática local que pratica um preço mais elevado mas julgo que seja possível negociar o preço depois de mostrar que se encontra mais barato noutras lojas (geralmente resulta e consegue-se negociar o preço). Esse Asus a 555€ julgo que seja uma boa compra!! Smile

#3Escolha de um Portátil Empty Re: Escolha de um Portátil - Sex 12 Dez 2014 - 0:19

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Boas,

 

Neste caso, depende exatamente das tarefas que realize. Se for apenas para tarefas "básicas", como Office, internet e pouco mais, um sistema com 4GB será suficiente.

Mas se costumam ser abertas várias abas do navegador ou multiplas aplicações, 6 ou 8GB serão mais recomendados.

 

Entre os 4 primeiros referidos, e tendo em conta a utilização, o HP 15-B113SP parece-me a melhor opção em termos de preço/desempenho.



Agora, na escolha com o Acer, realmente a diferença entre o i5 do HP e o i3 do Acer não é muita.

Os processadores possuem praticamente o mesmo desempenho e, conjugando com um disco SSD, poderia ser uma boa escolha. Mas existe a desvantagem de possuir apenas 4GB.

Se for realizar uma das tarefas que referi inicialmente, o disco SSD por si só não ajuda, visto que o que necessita será de memória. Smile

 

Alem disso, o disco SSD também possui uma capacidade mais reduzida. Se for para guardar muitos dados, poderá não ser suficiente...

 

Agora, quanto ao Asus X555LD, se puder esticar realmente o orçamento, será a melhor escolha sobre todos os anteriormente referidos. 

O problema do Acer, como referido anteriormente, nem é o processador, mas sim a RAM. Esse Asus conjuga os "bons" dos anteriores num só, pelo que compensa certamente o investimento adicional (e também não é muito).

 

Cumps

 


____________________________________________

Escolha de um Portátil Tugatechuserbar
Escolha de um Portátil 3
Escolha de um Portátil 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech